Programa Humanizar de Timóteo retomou as Festas Juninas nos núcleos dos bairros
TIMÓTEO – Depois de dois anos sem poder realizar festa junina por causa da pandemia, o Programa Humanizar promoveu junto aos alunos do projeto 20 encontros festivos para marcar os festejos dessa tradicional época do ano.
Ao contrário dos anos anteriores à Covid-19, quando nesse período era realizado um grande encontro no Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins, a retomada da festa junina ocorreu nos 14 núcleos espalhados pela cidade. O último foi realizado na quarta-feira (29) no núcleo do Bairro São José.
O programa Humanizar conta com 1,4 mil participantes com idade acima de 50 e a descentralização da festa junina neste ano ocorreu para evitar uma grande aglomeração em local fechado.
As festas juninas foram realizadas nos núcleos dos bairros Primavera, Santa Maria, Alegre, Limoeiro, Alphaville, Macuco, Quitandinha, Petrópolis, Novo Tempo, Alvorada , Vale Verde, Ana Moura, distrito de Cachoeira do Vale, além do São José. A programação além de tradicional quadrilha com os alunos caracterizados teve também as comidas típicas.
“Realizar a festa junina nos núcleos foi a forma que encontramos para retomar esse evento tradicional promovendo a integração de nossos alunos”, explicou a coordenação do Programa Humanizar, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
Na oportunidade, a coordenação renova o convite para que os moradores de Timóteo que ainda não conhecem, ou que não participam das atividades, a procurar um núcleo mais próximo da sua casa. O programa oferece gratuitamente atividades físicas, alongamento, dança, aulas de artesanato, canto coral, musicoterapia, passeios, viagens e participação em eventos sociais.