FESTA DO ROSÁRIO DE TIMÓTEO | Começaram os preparativos para a maior celebração religiosa e cultural da cidade
TIMÓTEO – Já é possível ouvir o barulho das máquinas de costura, e ver a movimentação do entra e saí dos voluntários que já iniciaram a preparação para a grande Festa de Nossa Senhora do Rosário de Timóteo, prevista para o período de 1º à 11 de setembro.
Os festejos de congado que já fazem parte da tradição religiosa do município, vai garantir a sua continuidade, a partir de mãos anônimas que mergulham nas madrugadas construindo saiotes e enfeites. A Festa do Rosário deste ano de 2022, adiada por diversas vezes devido a pandemia do novo coronavirus, tem como Rainha e Rei Festeiros, Edilson Pinheiro e Elizabeth Pinheiro.
Pode se dizer que, a Festa do Congado por Nossa Senhora do Rosário, que ora completa 54 anos, é a celebração religiosa e cultural mais importante e antiga de Timóteo. São 54 anos de celebrações que começaram pouco depois da emancipação do município.
Origem das festas do congado
A origem das festividades de congado no Brasil se deu em meados do século XVIII. A história oral conta que o responsável pelas primeiras festividades foi Chico Rei, um monarca africano, nascido no reino do Congo e trazido ao Brasil por comerciantes portugueses traficantes de escravos em 1740. Chico Rei é um personagem lendário da tradição oral de Minas Gerais. Segundo a tradição, após trabalhar muitos anos nas minas de ouro da então Vila Rica (hoje Ouro Preto-MG), Chico Rei conseguiu comprar sua alforria. Como forma de agradecimento, Chico Rei ergueu a igreja de Nossa Senhora de Rosário, onde foi coroado rei em cerimônia como as que aconteciam no Reino de Congo.
Todos os anos, no dia de Nossa Senhora, Chico Rei repetia a solenidade, onde músicos e dançarinos realizavam um cortejo vestidos de ricas indumentárias ao som de caxambus, marimbas, ganzás e saiam a desfilar palas ruas de Vila Rica. Com o passar do tempo essa celebração foi crescendo e se expandiu para diversas cidades no interior de Minas, realizada por negros devotos de Nossa Senhora do Rosário em forma de fé, devoção e agradecimentos por graças alcançadas.
A HISTÓRIA CONTADA
“Muito se ouve de diversas pessoas a respeito da história e da festividade de Nossa Senhora do Rosário. Como é uma festa muito antiga, muita coisa se perdeu durante os anos e outras histórias foram criadas. Eu tenho todo um cuidado para que a história e costumes sejam preservados”, salienta a Rainha Beth Pinheiro, que também é presidente do Congado São Sebastião de Timóteo, que nesta oportunidade completa 125 anos de história.
Para Beth Pinheiro, a festa do congado | Nossa Senhora do Rosário | tem uma importância muito grande na vida do “nosso povo, porque retrata a origem da nossa fé. Principalmente no que se refere à origem da fé do povo negro”, destacou.