Assembleia Cultural publica editais de seleção para 2023
REDAÇÃO – Os editais de seleção artística para 2023 do programa Assembleia Cultural foram publicados, no último sábado (27/8/22), no Diário do Legislativo. Propostas de shows, de teatro, de dança e de mostras de artes visuais e de artesanato podem ser submetidas entre 12 e 25 de setembro.
As inscrições serão realizadas pelo portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na página do Assembleia Cultural. O interessado deve preencher uma solicitação de inscrição. Posteriormente, receberá um e-mail com o link para o preenchimento de formulários, necessários para efetivar a inscrição.
Para obter informações adicionais, o interessado pode entrar em contato pelos telefones (31) 2108-7303 e 7305 ou pelo e-mail selecao.cultural@almg.gov.br.
Conheça os projetos
Com o objetivo de apoiar e difundir as expressões artístico-culturais, formar público e promover a aproximação da população com o Parlamento mineiro, o Assembleia Cultural é formado por seis projetos. São eles:
- Segunda Musical: projeto voltado à música erudita, com apresentações às segundas-feiras, às 20 horas, no Teatro da Assembleia. Podem participar estudantes e grupos de câmara (nesse caso, dependendo da formação, podem participar um ou mais músicos profissionais).
- Zás: iniciativa de incentivo à música popular, teatro, dança, contação de histórias, stand-up, poesia, mágica e performances, com apresentações às quintas-feiras, no Teatro da Assembleia. Podem participar pessoas físicas e jurídicas com propostas autorais, independentes e/ou inovadoras.
- Mineiranças: realização de feiras e exposições de produtos artesanais, na Galeria de Arte da ALMG. Podem participar associações ou cooperativas constituídas como pessoas jurídicas, sediadas em Minas Gerais.
- Ocupações Galeria de Arte: projeto voltado a exposições de artes visuais (pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e outras), realizadas na Galeria de Arte da ALMG. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, com propostas individuais ou coletivas.
- Ocupações Teatro: projeto direcionado à música popular, teatro, dança, contação de histórias, stand-up, poesia, mágica e performances, com apresentações às sextas-feiras, sábados e domingos. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, havendo a possibilidade de se cobrar ingressos e fazer temporadas (mais de uma apresentação de um mesmo show ou espetáculo).
FASES DA SELEÇÃO
A análise das propostas dos participantes é dividida em duas etapas:
1ª – A habilitação, fase eliminatória que consiste na verificação e análise da documentação apresentada e da presença das condições exigidas pelo edital para participação no processo seletivo.
2ª – A seleção, fase eliminatória e classificatória. Nesse momento, as propostas são avaliadas por meio de pareceres técnicos emitidos por até três profissionais, do banco de pareceristas da Assembleia. Os profissionais avaliadores são sorteados dentre aqueles previamente credenciados via edital público.
PORTARIAS
Também foram publicadas, no Diário do Legislativo do último sábado (27), as Portarias 28, 29, 30, 31 e 32, que divulgam os componentes das comissões organizadoras dos projetos do Assembleia Cultural.