106ª FESTA DE SÃO BENEDITO EM MACHADO | 12 DIAS DE MUITA ALEGRIA E EMOÇÃO
MACHADO – Chegada a segunda quinzena de agosto, iniciou-se, em Machado (MG), a 106ª Festa de São Benedito, com muita tradição, músicas, rituais religiosos e barraquinhas com comidas típicas.
A alegria no rosto do machadense já podia ser vista desde o primeiro dia de festa, que teve seu início com uma alvorada, que aconteceu às 5 horas e reuniu os devotos de São Benedito e Santa Efigênia, para se confraternizarem e realizarem uma seresta até o raiar do dia.
Na segunda noite de festa, com a abertura da Tenda do Congo, o Prefeito Maycon Willian, aproveitou a ocasião para assinar o ato de tombamento da imagem de São Benedito como patrimônio histórico imaterial do município. Uma imagem de mais de 100 anos que carrega consigo histórias encantadoras.
Posteriormente, no primeiro domingo, aconteceu a subida do mastro, que leva em seu topo um quadro de São Benedito enfeitado com fitas e flores, na presença de todo o Congo e uma música contagiante. A tradição, que é muito esperada por toda comunidade, foi festejada com uma procissão que percorreu vários pontos da cidade e, após a cerimônia, o cortejo seguiu para o velório do Rei Perpétuo, Sr. Vitor Santana, que faleceu em plena festividade de São Benedito e deixou um legado de 100 anos na perpetuação das congadas de Machado.
As crianças também participaram, com poesias, desenhos e congadas mirins. Os alunos, das escolas particulares, estaduais e municipais do município, demonstraram seus talentos com trabalhos referente ao tema “Congadas a melhor festa do nosso Povo!”, apresentando belas poesias e ilustrações. Já a procissão da congada mirim abrilhantou a manhã do dia 27 ao som dos instrumentos, danças e vozes suaves da criançada.
E não para por aí… o penúltimo dia de festa recebeu cerca de 5 mil pessoas para o show do Fundo de Quintal, uma das maiores bandas de samba do Brasil, que fizeram o chão tremer numa noite inesquecível para os machadenses e turistas.
Já na última noite de festa, os congadeiros se reuniram para realizarem a descida do mastro e da bandeira, última etapa da tradição, encerrando o ciclo do festejo e um marco do êxito da 106ª Festa de São Benedito.
O Prefeito de Machado destacou a importância da valorização dessa cultura de anos em Machado que além do significado religioso tem relevância econômica, gerando emprego, reanda e atraindo turistas, além do entretenimento que é criado durando os 12 dias de festa.
A edição ocorreu num misto de tranquilidade e alegria. Com segurança garantida, parceria com a Polícia Militar e Civil, presença de brigadistas, Corpo de Bombeiros e instalação de câmeras de monitoramento por toda região. Aqueles que estiveram por Machado puderam desfrutar das barraquinhas, da cultura e das músicas em plena felicidade e diversão.