Período de matrícula na rede pública de ensino para quem fez o cadastro escolar pelo SUCEM começa na segunda-feira (01/02)
Redação – A partir desta segunda-feira (01/02) começa o período de matrícula para os alunos que fizeram o cadastro escolar pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). Os pais e/ou responsáveis, ou estudantes com 18 anos ou mais, devem comparecer à escola para qual foram encaminhados e apresentar a documentação necessária (confira listagem abaixo). O período de efetivação da matrícula vai até o dia 12 de fevereiro.
O processo será presencial e serão seguidas todas as recomendações do Comitê Extraordinário da Covid-19. No momento da matrícula, apenas uma pessoa terá acesso à escola para entregar a documentação e confirmar a vaga. Além disso, será exigida a utilização de máscara para acessar o local e durante todo o procedimento. É importante seguir as medidas sanitárias para ter acesso à entrada na unidade escolar.
As famílias devem ficar atentas, pois cada escola deverá elaborar seu cronograma de atendimento para o momento da matrícula, de acordo com sua realidade. Todas as unidades de ensino também seguirão os protocolos de saúde de combate à pandemia.
Consulta
O resultado do encaminhamento dos inscritos no SUCEM foi enviado diretamente para o e-mail informado no momento em que foi feito o cadastramento. Mas, se o aluno não recebeu ou não se lembra do endereço de e-mail, não há problema. Neste caso, basta acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br e informar o número de inscrição e a data de nascimento do candidato/aluno para visualizar o resultado.
Mas, atenção! É necessário digitar corretamente o número de inscrição gerado no momento em que o cadastro foi efetuado. Caso contrário, o aluno pode não receber a informação da unidade de ensino para onde foi encaminhado. A consulta também pode ser realizada informando o nome do candidato/aluno, data de nascimento e nome de uma filiação (pai ou mãe).
Caso o estudante tenha recebido a informação de que deve aguardar o dia 25 de fevereiro, a recomendação é fazer uma nova consulta, conferindo se o número de inscrição está sendo digitado corretamente. Já para os casos em que todos os dígitos conferem e o candidato/aluno não tenha sido alocado, basta aguardar até o dia 25 de fevereiro.
Documentos necessários
Para efetivar a matrícula, os pais e/ou responsáveis ou o aluno maior de 18 anos devem comparecer à escola, entre os dias 01 a 12 de fevereiro, com a seguinte documentação:
I – Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento do aluno, original e cópia;
II – CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultativa se menor de idade;
III – Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
IV – Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2021, ficando o documento original na escola.
Importante lembrar que para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis. São considerados comprovantes de endereço válidos, preferencialmente, as contas de água, energia ou telefone e, na ausência desses, contrato de aluguel ou outro documento que conste o nome e endereço dos pais/responsáveis ou aluno, se for maior de idade.