Legislativo e Executivo de Ipatinga abrem diálogo sobre o retorno das aulas no modelo híbrido
Ipatinga – Os vereadores da Câmara de Ipatinga receberam, nesta sexta-feira (5), na sala da presidência, representantes do Executivo para tratarem do retorno seguro e consciente das aulas no município. O encontro contou com a presença dos 19 parlamentares da Casa.
O presidente da Câmara, Toninho Felipe (Cidadania), disse que a reunião foi uma oportunidade para os vereadores esclarecerem todas as dúvidas sobre o retorno das aulas no município, e também apresentarem algumas demandas da população referente a esse início do ano letivo.
“Nós vereadores recebemos muitos questionamentos sobre o retorno das aulas. Por isso é importante estarmos alinhados com a prefeitura para termos o conhecimento e levar a informação correta para a nossa população. Tenho certeza que o objetivo comum a todos é o bem-estar dos nossos alunos, professores e familiares. Por isso, se faz tão necessário esse diálogo entre a Câmara e Prefeitura”, disse o vereador Toninho.
Também estiveram presentes na reunião as secretárias adjuntas de Saúde e Educação, Glennia Geane de Souza Louback, e Patrícia Avelar Soares, além do procurador adjunto do município, Breno Inácio.
Demanda
Os vereadores membros da Comissão de Educação fizeram questão de relembrar um pedido já feito ao Executivo que é de garantir prioridade de inclusão no plano de vacinação, aos professores e dos demais profissionais envolvidos na comunidade escolar.
Outra demanda levantada foi a superlotação do transporte público. “Os ônibus já estão cheios. Com o retorno das aulas eles ficaram ainda mais lotados. O município precisa rever esses horários”, acrescentou o vereador Avelino Cruz.
Retorno
Os secretários de Governo e Educação, Roberto Soares e Sérgio Mendes estiveram na reunião e ouviram as demandas e as dúvidas dos vereadores, acerca do retorno das aulas e confirmaram para o dia 22 de fevereiro; o início do ano letivo em Ipatinga.
Para garantir o retorno seguro, o secretário de Educação informou que em toda a rede municipal foram disponibilizados compartimentos de álcool em pontos estratégicos, cartazes com orientações sobre como proceder em tempos de pandemia e tapetes sanitizantes.
As escolas também vão contar com profissionais para recepcionar os alunos e orientá-los desde a chegada até a saída. Assim como os estudantes, os professores devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Para a hora do lanche, foi montado uma divisória de madeira e acrílico, a fim de proteger cada aluno de contaminações em contatos diretos.
“Ipatinga se preparou para executar com padrões de excelência as atividades presenciais na rede de ensino da cidade. O município planejou a quatro mãos, junto com o Ministério Público, profissionais da educação e de saúde, o retorno consciente das aulas. Esse encontro com os vereadores foi muito proveitoso, e reforça que a nossa política sempre será de portas abertas ao diálogo”, explicou o secretário de Educação, Sérgio Mendes.