Alunos de escolas municipais expõem trabalhos artísticos no hall da Prefeitura de Ipatinga
IPATINGA – Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais Padre Cícero de Castro (Areal), Carlos Drummond de Andrade (Ideal) e Altina Olívia Gonçalves (Iguaçu) estão expondo trabalhos artísticos no hall de entrada da Prefeitura de Ipatinga. As criações podem ser vistas pelo público até o dia 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com o tema “Eles”, os trabalhos foram orientados para apresentar a figura masculina na modernidade, ocupando-se em atividades que em outros tempos eram produzidas em sua maioria pelas mulheres. O foco são ofícios que atualmente ganharam atores masculinos em sua execução.
Estímulos à criatividade
De acordo com a professora de artes do Ensino Fundamental, Rosemery Teixeira, com a proposta os estudantes são incentivados ao desenvolvimento de habilidades artísticas, cabendo a cada um deles a escolha de uma linguagem para a sua produção.
“Buscamos desenvolver o aluno com o aguçamento de sua imaginação e inventividade. E, com a visibilidade proporcionada às criações, contemplamos a qualidade individual de cada um. A partir dos desempenhos gerados, avaliamos quesitos importantes do componente curricular da disciplina de Artes”, destaca a professora.
Com a liberdade de escolher uma linguagem artística específica para a sua produção, os alunos puderam transitar em gêneros como desenho, pintura, escultura, fotografia, teatro, dança, música, poesia, artesanato e literatura, entre outros.
A Secretaria Municipal de Educação destaca que o objetivo geral é organizar uma exposição artística das produções tanto em um espaço público quanto no ambiente escolar, criando estímulos à expressão da originalidade e revelação de talentos e competências.
Técnicas
Entre as técnicas realizadas pelos alunos, destacaram-se: estêncil em latas; livro em kirigami; pintura em tela; escultura de papel; escultura de biscuit; escultura de argila; técnica de colagem; desenhos; ilustração com maquiagem; pintura em papel; poesia; gravura sobre técnica de envelhecimento de papel com café; ilustrações com referência ao Pop Art e Modernismo, e desenho com técnica de luz e sombra.