sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaques

Trabalhos para implosão e remoção de rochas no Cachoeira do Vale iniciaram nesta quinta-feira

TIMÓTEO – O prefeito Douglas Willkys e o representante da empresa contratada para fazer o serviço assinaram a ordem de serviço no local que está interditado; previsão é que liberação parcial da via ocorra em até 30 dias

O prefeito Douglas Willkys assinou nesta quinta-feira (25) a ordem de serviço com a empresa TNT Renta & Serviços para a desobstrução das rochas que interditaram a Avenida Belo Horizonte, no antigo trecho urbano da BR-381 entre os bairros Santa Rita, Petrópolis e o Distrito de Cachoeira do Vale. O valor do contrato para o rompimento de sete rochas que obstruíram a via é de R$ 88,8 mil.

Na manhã desta quinta-feira o prefeito se reuniu no local com representantes da TNT, da Cemig, do Dnit, da Bemisa. Na oportunidade foi detalhado como será feito o cronograma de trabalho com o rompimento das rochas pela TNT, a retirada de cabos elétricos pela Cemig, bem como a estruturação da segurança no local. A previsão é de que o trecho seja liberado para o trânsito em até 30 dias.  O cronograma está sujeito a alterações em função da chuva.

Funcionários da TNT deram início ainda na manhã desta quinta-feira à medição das rochas que serão detonadas por pyroblast, que é um dispositivo gerador de gás utilizado para fragmentar o material rochoso.   Eles também iniciaram os levantamentos para o plano de perfuração e demarcação do material que será implodido.

Ficou definido que a Bemisa, que atua no setor de mineração, dará apoio com máquinas e equipamentos para a remoção do material detonado e que será depositado no sopé do talude formando um muro de contenção para evitar novos deslizamentos para a via de rolamento.

“A Bemisa está disponibilizando junto ao Município esse apoio pela importância desse trecho da via não só para a nossa empresa, mas para outras que circulam por aqui”, resumiu o coordenador de Assuntos Institucionais da Bemisa, Renato Coura. A empresa se comprometeu a ceder pás-carregadeiras e máquinas para retirar o material da pista após a fragmentação das rochas.

A partir de segunda-feira, dia 29 o fluxo de motocicletas, bicicletas e pedestres será interrompido totalmente por questões de segurança. Em paralelo, a Cemig vai fazer a remoção de cabos elétricos para desobstruir a via.

“É importante que a comunidade colabore a partir de agora evitando utilizar o local para que o serviço de fragmentação e remoção das rochas não sofra interrupções. Gostaria de agradecer aos parceiros que nos ajudaram a viabilizar essa solução como a Pedreira Um Valemix e a Bemisa”, destacou o prefeito Douglas Willkys que assumiu a coordenação dos trabalhos.

Por questões administrativas, o contrato de manutenção do Dnit no segmento rodoviário da BR-381, trecho de Timóteo, venceu e não existe uma nova empresa habilitada em condições de iniciar as intervenções no local. Daí a autorização para que a Prefeitura de Timóteo iniciasse os serviços de desobstrução do trecho em uma faixa de domínio que pertence à União.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *