Timóteo moderniza a máquina pública para tornar a administração mais eficiente e sustentável
TIMÓTEO – Como parte das ações empreendidas em Timóteo para modernizar a máquina pública, a atual gestão do Município vai adotar um conjunto de soluções informatizadas em “nuvem” que irá tornar a administração pública mais eficiente e sustentável.
A iniciativa faz parte do Programa Timóteo Digital que visa dotar a gestão pública com tecnologia da informação de ponta, facilitando assim a vida dos moradores que, a partir do novo sistema, poderão solicitar a emissão de alvarás e outros serviços sem sair de casa, utilizando apenas um computador doméstico, um notebook ou mesmo um celular.
A seleção do fornecedor dos softwares se deu através de processo licitatório realizado em abril. A vencedora da licitação foi a empresa Solução Tecnologia de Gestão Pública, revendedora regional da Betha Sistemas que é sediada em Criciúma (SC) e é especializada em softwares de gestão pública.
Dessa forma, nos próximos dias 15 a 25 de julho, os serviços de emissão de nota fiscal, protocolos, alvarás, segunda vias de tributos, cadastramentos imobiliário, ITBI, dentre outros, estarão suspensos. A paralisação desses serviços durante 10 dias, incluindo dois fins de semana, é necessária para fazer a migração dos dados para a nova plataforma tecnológica que ficará instalada na AWS – Amazon Web Services. Os serviços voltam à normalidade no dia 26 de Julho.
Para garantir o pleno funcionamento dessa nova plataforma, teve início na segunda-feira (05/07) um treinamento com os servidores públicos da Secretaria de Fazenda. Também foi agendada para o próximo dia 16 de julho uma reunião com contadores e representantes das grandes empresas situadas no Município para apresentar as vantagens da nova plataforma e dos novos softwares que estão sendo implantados.
“Estamos otimistas porque o município passará a utilizar uma tecnologia inovadora que vai melhorar as rotinas e procedimentos internos e, ao mesmo tempo, oferecer mais agilidade às demandas dos moradores”, pontuou o secretário de Fazenda, Anderson Moura. Ele acrescentou que vai incentivar a entrada de protocolos, emissão de certidões, emissão de guias e outros documentos através da internet, economizando tempo e deslocamentos até a sede da prefeitura.
Futuramente a mudança permitirá a eliminação da impressão em papel, a exemplo do que já ocorre na tramitação de processos em diversas repartições públicas estaduais e federais. E as mudanças não param por aí, uma vez que a ideia da Administração municipal é buscar linhas de financiamento para aprofundar a digitalização em praticamente todos os setores da Prefeitura de Timóteo, tornando a oferta de serviços à população ainda mais eficiente e otimizada.