SITUAÇÃO CRÍTICA: É assustador o número de óbitos e contaminados pela Covid em Timóteo
TIMÓTEO – O número de mortes registradas neste mês de março em Timóteo fundamenta a adoção de medidas mais duras com protocolos sanitários e de isolamento determinados pela Onda Roxa, decretada pelo governo de Estado na terça-feira (16). Entre os dias 1º e 17 de Março foram 31 óbitos registrados em consequência da Covid-19 em Timóteo. O número de casos confirmados no período também é crítico haja vista que 960 pessoas contraíram o vírus e tiveram que adotar isolamento domiciliar.
Um ano após a identificação dos primeiros casos, o Município contabiliza 7.227 casos confirmados, com 6.553 recuperados e 436 pessoas isoladas em casa. Com a evolução da pandemia, o sistema de saúde que funciona em rede entrou em colapso com a quase totalidade da ocupação de leitos de UTI-Covid esgotada. Outro dado que chama a atenção é que enquanto o ano de 2020 contabilizou cerca de 4 mil casos positivos para a doença, em apenas dois meses e meio deste ano Timóteo somou mais de 3 mil pessoas contaminadas pelo vírus, um crescimento exponencial e que mostra um relaxamento nas medidas preventivas.
Ao longo desse um ano de enfrentamento à Covid-19 em Timóteo foram adotadas inúmeras ações como a criação do Centro de Referência Covid19 e do Programa Remédio em casa; vacinação de idosos em domicílio; telemonitoramento dos pacientes suspeitos e confirmados; implantação do serviço do SAMU 192; capacitações dos profissionais da rede; compra e disponibilização de EPIs para todas as categorias de profissionais da saúde; sanitização de locais e espaços públicos com hipoclorito de cálcio; montagem de força-tarefa para a conscientização e fiscalização de estabelecimentos comerciais e religiosos; capacitação em vigilância sanitária e medicina do trabalho para profissionais da saúde e comerciantes; atendimentos domiciliares dos casos mais críticos com suspeita e confirmação da Covid-19; e reforço de profissionais médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais e administrativos.
O número de leitos de UTI passou de 8 para 18, além da abertura de 18 leitos clínicos de enfermaria no Centro de Referência à Covid-19. Atualmente o município conta com 8 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI adulto COVID e 18 leitos de enfermaria COVID. No período também foram adquiridos pelo Município aproximadamente 26.500 unidades de testes rápidos e 2.500 unidades de Swab.
As medidas adotadas pela Onda Roxa visam frear o avanço e a circulação do vírus e com isso tirar a pressão no sistema de saúde que neste momento se encontra saturado, sem vagas nos hospitais e sem leitos de UTI Covid.