Servidores de Timóteo tem palestra sobre questões éticas e psicológicas
TIMÓTEO – O Setor de Segurança e Medicina do Trabalho, ligado à Secretaria de Administração e Gestão de Timóteo promoverá uma série de palestras com foco na qualidade do ambiente de trabalho. A psicóloga Ana Paula Cota dos Santos irá abordar temas como relacionamento interpessoal, ética, respeito e motivação.
De acordo com Cristiano Nunes Freitas, gerente do setor de Medicina e Segurança do Trabalho, o objetivo é evidenciar a importância do servidor e valorizar atitudes de união e ética no trabalho de equipe. São valores que promovem bons resultados e mantém a saúde mental dos parceiros nos desafios diários.
As palestras terão início neste 1º de Junho, para auxiliares de serviços gerais do Paço Municipal, às 10h, no auditório da Prefeitura. A programação atingirá os servidores de todos os setores, com palestras programadas para grupos restritos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social a partir do dia 07 de Junho.
Segundo Cristiano Nunes Freitas, o programa visa sensibilizar as equipes como forma de melhorar o clima organizacional, abrindo espaço para diálogos. “A pandemia trouxe uma série de entraves na vida das pessoas de um modo geral, o que deixou as pessoas mais sensíveis. As abordagens acontecerão dentro do horário do trabalho, proporcionando uma oportunidade de parar, ouvir e conversar”, explica o gerente. Ele afirma que se trata de um programa continuado para todos os funcionários sem exceção, que deverá integrar o calendário de atividades para o próximo ano.
Atendimentos individuais
O setor de Medicina e Segurança do Trabalho vem ofertando atendimentos psicológicos individuais para servidores que foram afetados diretamente pela pandemia, com a perda de parentes, sintomas de ansiedade e depressão.
O Brasil é o país com maior índice de depressão e ansiedade no mundo, segundo estudos da Universidade de São Paulo e da Organização Mundial de Saúde. 53% dos brasileiros afirmam que seu bem estar mental piorou no último ano com a pandemia.