Serviços ofertados na Assistência Social de Ipatinga são apresentados aos assessores da Câmara
Ipatinga – Uma das principais metas do atual governo de Ipatinga é garantir a efetividade dos direitos assegurados em Lei e a humanização dos serviços ofertados à população pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Para reafirmar esses objetivos, a secretária municipal de Assistência Social, Jany Mara, se reuniu nesta quarta-feira (27) com assessores do Legislativo para discutir o funcionamento do SUAS e prestar outros esclarecimentos sobre os serviços relacionados à pasta.
Jany Mara explica que o estreitamento da relação entre o Executivo e o Legislativo fortalece o diálogo e, com isso, amplia o acesso das pessoas, podendo fazer valer os direitos que lhes são assegurados conforme previsto nas normativas e legislações do SUAS. “Essa conversa com o Legislativo foi muito importante, pois tivemos a oportunidade de repassar informações aos assessores que são de total interesse da sociedade em geral”, comentou.
A gestora da Assistência Social afirmou ainda: “Essa é a maneira mais prática de iniciarmos as conversas com a sociedade por meio dos seus representantes, objetivando divulgar informações sobre benefícios eventuais disponibilizados pela Secretaria de Assistência Social”.
Para solicitar os Benefícios Eventuais, previstos pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e oferecidos àqueles indivíduos e famílias que não têm condições de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações adversas ou que fragilizem sua manutenção, o cidadão deve procurar os Centros de Referência de Assistência Social no município (CRAS). A oferta desses benefícios também pode ocorrer por meio de identificação de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade nos atendimentos feitos pelas equipes da Assistência Social.
SERVIÇOS OFERTADOS PELO SUAS
Nascimento – para atender as necessidades do bebê que vai nascer; apoiar a mãe nos casos em que o bebê nasce morto ou morre logo após o nascimento, e apoiar a família em caso de morte da mãe.
Morte – para atender as necessidades urgentes da família após a morte de um de seus provedores ou membros; atender as despesas de urna funerária, velório e sepultamento, desde que não haja no município outro benefício que garanta o atendimento a estas despesas.
Vulnerabilidade Temporária – para o enfrentamento de situações de riscos, perdas e danos à integridade da pessoa e/ou de sua família e outras situações sociais que comprometam a sobrevivência.
Calamidade Pública – para garantir os meios necessários à sobrevivência da família e do indivíduo, com o objetivo de assegurar a dignidade e a reconstrução da autonomia das pessoas e famílias atingidas.
ENDEREÇOS DOS CRAS:
CRAS TERRITÓRIO I
Rua Mangaratiba, 195, Veneza II
Telefone: (31) 3829-8326
Email: crasveneza@gmail.com
CRAS TERRITÓRIO II
Rua Jericó, 90, Canaã
Telefone: (31) 3829-8423
Email: cras.canaa@hotmail.com
CRAS TERRITÓRIO III
Rua Angélica, 385, Bom Jardim
Telefone: (31) 3829-8332
Email: cras.esperanca@gmail.com
CRAS TERRITÓRIO IV
Rua Usiminas, 85, Vila Formosa
Telefones: (31) 3829-8394 – (31) 98818-2451
Email: crasterritorioIV@gmail.com
CRAS TERRITÓRIO V
Avenida José Fabrício Gomes, 466, Bethânia
Telefone: (31) 3829-8325
Email: crasbethania@gmail.com