Secretaria Municipal de Agricultura realiza visita técnica em produção de alho em Gouveia
BELO ORIENTE – Com o objetivo de diversificar a produção agrícola de Belo Oriente, a Secretaria Municipal de Agricultura realizou na última semana, uma visita técnica ao município de Gouveia para conhecer de perto as técnicas de plantio de alho adotadas pelos produtores daquele município.
A cidade de Gouveia foi escolhida por ter uma parceria Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) na produção de sementes de alho e por se destacar quando se fala em produção da cultura do alho da variedade gigante roxa no Estado de Minas Gerais.
Participaram da visita técnica, o secretário municipal de Agricultura, Nardely Ramos, e o presidente da Associação de Moradores da Comunidade dos Remanescentes Quilombolas da Esperança, José Fábio da Silva.
Na oportunidade, o secretário de Agricultura e o presidente da Associação, visitaram a propriedade de um produtor rural local, acompanhados do técnico em agropecuária da EMATER-MG de Gouveia, Adriano de Carvalho Gomes.
Segundo Nardely Ramos, a visita técnica é importante, pois adianta diversas etapas para os produtores até aprenderem o manejo correto de uma nova cultura. “A visita coloca o agricultor em vantagem com relação a prejuízos que podem ocorrer quando ele inicia o trabalho com uma nova cultura”.
De acordo com o secretário, o objetivo é aumentar a produção de alho no município que ainda se encontra de forma incipiente. “Buscamos uma variedade mais adaptada a nossa região que é a da gigante roxa. Iniciaremos o plantio em Belo Oriente com aproximadamente 20 produtores, e já com os empregos corretos de plantio”, afirma Nardely.