São José do Goiabal sediou 11º Fórum Permanente dos Prefeitos da Bacia do Rio Doce
TIMÓTEO – Foi realizado nesta sexta-feira (1º/10) na cidade de São José do Goiabal MG, o 11º Fórum Permanente dos Prefeitos da Bacia do Rio Doce, objetivando debater as ações de reparação por parte da Fundação Renova, aos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão.
O Fórum Permanente de Prefeitos é formado pelos municípios que foram atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015. O Fórum foi criado com a finalidade de melhorar o acesso as informações do TTAC (Termo de Transação e Ajustamento de Conduta) e debater as ações de reparação, por parte da Fundação Renova, aos municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão.
DEMANDAS
Na oportunidade os prefeitos discutiram temas relacionadas à pautas municipalistas, repactuação financeira, plataforma de educação e saneamento que, neste último caso, contou com a presença de técnicos da Fundação Renova e BDMG nas discussões. Marcaram presença no evento a secretária de Estado de Planejamento, Luis Barreto; o secretário adjunto de Planejamento, Luiz Otávio Milagre de Assis; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, além de prefeitos de diversos municípios dos Vales do Aço e Rio Doce.
ALÇA
Na oportunidade, o vice-prefeito Vespa fez uso da palavra para levar um pleito que já havia sido antecipado ao governo do Estado, por meio da secretária Luisa Barreto em uma atividade realizada no Parque Estadual do Rio Doce e também ao secretário adjunto Luiz Otávio em uma agenda na Cidade Administrativa, que é a construção de uma alça rodoviária para desviar o trânsito pesado da MG-760 dos bairros de Timóteo. A proposta é que essa alça passe no entorno da cidade sem causar danos aos moradores.