Reunião do prefeito Douglas Willkys com ministro do Turismo define recuperação do Forno Hoffman
TIMÓTEO – O prefeito de Timóteo Douglas Willkys cumpriu uma importante agenda de trabalho no fim da tarde desta quarta-feira na sede do Ministério do Turismo, em Brasília. O principal assunto da reunião foi a recuperação do Forno Hoffman, importante marco histórico do município. Douglas está em Brasília desde a última terça-feira participando de uma série de encontros em Ministérios e autarquias federais para buscar recursos para a cidade.
Douglas foi recebido pelo ministro do Turismo Gilson Machado Neto e sua equipe, oportunidade em que reiterou o pedido de recursos para recuperar o Forno Hoffman. O prefeito estava acompanhado do deputado federal Hercílio Coelho Diniz, que protocolou o ofício nº 015/2021 reiterando o pedido de apoio para a restauração do patrimônio público.
“O meu mandato, bem como a minha equipe, está à disposição do Município de Timóteo para defender todas as demandas aqui em Brasília. Esta agenda com o ministro Gilson Machado foi importante para que ele conhecesse a história do Forno Hoffman e a necessidade de manter viva a história e o contexto dessa importante edificação no desenvolvimento do município e da região”, disse Hercílio Diniz, após a audiência da tarde desta quarta-feira.
Desde que assumiu o mandato, a atual gestão do Município de Timóteo tem se empenhado para recuperar o forno, pois entende a sua relevância do ponto de vista histórico, cultural, arquitetônico e turístico. O forno foi construído na primeira metade da década de 1950 para produzir tijolos que foram utilizados na construção da antiga Acesita – hoje Aperam Inox América do Sul – e das primeiras habitações em Timóteo.
“Estamos trabalhando em várias frentes para resolver em definitivo o problema do Forno Hoffman. Este assunto está na Justiça desde 2012, trazendo prejuízos financeiros para o município e transtornos para os moradores do bairro Novo Horizonte. Daí o nosso esforço e comprometimento para que o forno tenha o devido reconhecimento da sua importância no contexto histórico da região Leste de Minas Gerais”, disse Douglas Willkys. Ele explicou que o ministro se mostrou bastante receptivo, embora tenha ressaltado as dificuldades pelas quais o país está atravessando nesse momento de pandemia.
Em janeiro deste ano o Município conseguiu junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN o aceite do pedido para o Tombamento Provisório do forno (processo nº 01514.000347/2020-87) após uma visita dos técnicos da instituição.