Prefeitura de Marliéria implanta o prontuário eletrônico nas Unidades de Saúde
Marliéria – Nesta terça-feira (23) foi realizada na Sede do Município de Marliéria, a primeira capacitação para a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O Treinamento foi realizado por um Técnico da Superintendência Regional de Saúde que detalhou as vantagens do funcionário do novo equipamento público. O PEC piloto já está em funcionamento na Unidade Básica de Saúde localizada na sede do Município.
O Prontuário Eletrônico é um sistema constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.
O sistema funciona da seguinte forma: todas as informações clínicas e administrativas do paciente são coletadas e registradas em formato que permite o armazenamento online, em um sistema. Este possibilita que o registro seja distribuído entre as clínicas, hospitais e laboratórios, além de ser compartilhado com outros profissionais de saúde (equipe multidisciplinar).
As principais vantagens desse tipo de prontuário são:
- A criação de um histórico de dados completo dos pacientes;
- Otimização nas tomadas de decisões pela segurança e integridade das informações;
- Consulta de dados através do acesso remoto;
- Agilidade no fluxo de atendimento das agendas;
- Melhor compreensão do estado clínico e sintomático.