sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesPolítica

Prefeitura de Ipatinga avança em políticas públicas dirigidas a mulheres vítimas de violência doméstica

IPATINGA – Numa iniciativa inovadora, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), abriu no último dia 15 de setembro um chamamento público para recebimento de bolsas de estudos, seja de ensino técnico ou superior, para atender mulheres acometidas de violência doméstica.

O intuito é ampliar o atendimento às vítimas, que já são acompanhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) promovendo valorização da mulher nos âmbitos da educação, profissionalização e inclusão no mercado de trabalho.

“Desde o início, a administração municipal está preocupada com a promoção das políticas públicas na área social, e o atendimento para a mulher vítima de violência doméstica sempre foi uma das grandes prioridades, por infelizmente se tratar de um tema cada vez mais recorrente no nosso dia a dia. Nosso dever é trabalhar para diminuir cada vez mais os números e encorajá-las por meio de iniciativas como essa”, comentou a secretária de Assistência Social de Ipatinga, Jany Mara Bartolomeu.

Parceria com a SME

Para que a política pública em questão ganhasse vida, foi realizada uma reunião no dia 2 de setembro com representantes da Secretaria Municipal de Educação, a diretoria do Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) e a Superintendência Regional de Ensino.

“Para tratar de um tema de tamanha importância como a violência doméstica, devemos, sim, unir forças e disponibilizar a essas mulheres o mínimo de dignidade para que suas vidas possam ser reconstruídas. A conclusão do currículo acadêmico facilitará sua inclusão no mercado de trabalho, além da ressocialização” explanou a secretária de Educação, Patrícia Avelar.

Para as mulheres que desejarem ingressar no ensino fundamental a será através Escola Estadual Nacif Selim de Sales, no bairro Canaã, já as conclusões do Ensino Médio serão encaminhadas ao CESEC. Além disso, a educação básica para os filhos das vítimas ficará a cargo da rede municipal de ensino.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *