OLHO NO OLHO: Em nova edição, bairro Quintadinha recebe o “Conversa com o Prefeito”
TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Comunicação e Governo, retomou na noite de quinta-feira (19) o programa “Conversa com o Prefeito”, iniciativa que oportuniza aos moradores discutir diretamente com os secretários municipais, com o vice-prefeito e secretário de Educação José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa e com o prefeito Douglas Willkys as demandas, sugestões, reclamações e ações para os bairros da cidade.
O encontro desta semana foi realizado com os moradores do Bairro Quitandinha na área de festas do campo do Villa Nova. O programa foi lançado em 2019 e chegou a ser feito nos bairros Novo Tempo, Limoeiro, Ana Moura, Macuco, Bela Vista, João XXIII, Bromélias, Primavera e no distrito de Cachoeira do Vale. Em 2020 o programa foi interrompido por causa da pandemia por Covid-19.
A intenção da atual gestão é levar o programa Conversa com o Prefeito para todos os bairros da cidade para ouvir os anseios, esclarecer dúvidas, falar sobre os projetos em andamento e os investimentos realizados em atendimento às demandas dos moradores. “É muito importante a participação dos moradores, pois são nessas ocasiões que temos a oportunidade de ouvir a opinião dos cidadãos para resolver problemas que muitas vezes dependem de coragem, vontade e parcerias para realizar”, disse o prefeito Douglas Willkys.
A realização do programa “Conversa com o Prefeito” segue um roteiro objetivo que privilegia a participação dos moradores através de perguntas dirigidas ao prefeito ou aos secretários municipais. A organização levou em conta o distanciamento entre os participantes, uso de máscara e disponibilidade de álcool 70%.
A abertura da reunião foi feita pelo prefeito Douglas Willkys que explicou o objetivo do encontro e apresentou por meio de slides os investimentos realizados pelo Município na regional que se insere o bairro. Entre as ações pontuadas estão a instalação de playground na Praça dos Pioneiros, na Vila dos Técnicos; recapeamento e asfaltamento de diversas ruas e avenidas, contenção de encostas na Avenida Dr. Tadeu Damásio dos Reis, entre outras intervenções que estão programadas como a correção de uma depressão com recomposição asfáltica na Avenida Acesita; construção de um galpão no Senai que vai dobrar o número de vagas para a formação profissional de jovens com a ampliação do número de cursos técnicos na área metalomecânica.
Em seguida o procurador-geral do Município Fabrício Araújo fez uma breve explanação sobre o passo a passo das obras públicas, desde a identificação da sua necessidade, os trâmites burocráticos na viabilização de recursos seja por meio de emendas parlamentares ou de convênios com os governos estadual e federal.
Logo após foi dada a palavra aos moradores. Entre os questionamentos foram apontados questões como a poluição do ar; a necessidade de limpeza de rede pluvial; sobre a organização do trânsito uma vez que cresceu a movimentação do tráfego de veículos pesados especialmente na Avenida México; bem como a destinação de uma área para o lazer da comunidade; e iluminação do campo do Villa Nova com lâmpadas de LED.
Sobre a poluição, o secretário municipal de Planejamento Thales Castro explicou que já existe uma discussão que envolve o Ministério Público sobre a instalação de equipamentos para o monitoramento do ar em pontos críticos, sobretudo em bairros mais sensíveis como é o caso do Quitandinha e demais comunidades das Regionais Nordeste, Norte e Leste. Thales citou também que Município enfrenta alguns obstáculos na fiscalização de algumas empresas, já que em determinados casos dependendo do tamanho do empreendimento a responsabilidade cabe a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. A respeito do trânsito, está em andamento um estudo que embasará um Plano de Mobilidade urbana para toda a cidade.
Sobre a iluminação de LED, o Município concluiu em 2020 o Programa LED nos Bairros – Timóteo Mais Iluminado em todos os bairros da cidade. A ideia é que a próxima etapa do programa contemple praças, quadras esportivas e campos de futebol. Sobre a desobstrução das redes pluviais foi explicado que a prefeitura possui um cronograma de limpeza desses equipamentos realizado principalmente no período que antecede às chuvas.
No encerramento do encontro no Quitandinha, o prefeito Douglas reafirmou o seu compromisso de manter um canal permanentemente aberto para ouvir o que a população tem a dizer e dar respostas às demandas, mesmo que estas não agradem a comunidade. “Desde o início da nossa gestão buscamos nos aproximar da população que na verdade é quem nos ajuda a conduzir a cidade. Muitas vezes, no dia dia, não temos a oportunidade de entender a dinâmica de cada comunidade, uma vez que cada bairro tem as suas particularidades e necessidades próprias. Assim, o programa tem essa finalidade de também prestar contas à sociedade do que estamos realizando, nossos projetos e ações para tornar a cidade cada vez melhor”, destacou Douglas Willkys.