OLHO NO OLHO: Comunidade do bairro Alegre recebeu o programa “Conversa com o prefeito”
TIMÓTEO – Pavimentação de ruas, retomada de consultas, de exames médicos e da farmácia da unidade de saúde, problemas com poeira por causa de um loteamento irregular, serviços de drenagem, instalação de quebra-molas, dentre outros, foram alguns dos temas abordados pelos moradores do Bairro Alegre durante a realização do programa “Conversa com o prefeito”.
O encontro foi realizado na noite de quinta-feira (16) no Centro de Convivência do Bairro Alegre e teve como objetivo prestar contas sobre investimentos e projetos da atual gestão da Prefeitura de Timóteo, além de apresentar reivindicações e sugestões diretamente ao prefeito Douglas Willkys e aos titulares das secretarias municipais. “Esse programa é importante para aproximar a comunidade dos gestores e esclarecer dúvidas e questionamentos”, destacou o prefeito Douglas Willkys.
Antes de abrir a reunião, o prefeito Douglas fez um breve relato dos investimentos realizados naquela comunidade. Entre elas, ele mencionou a obra de drenagem profunda na Avenida Alexandre Torquetti, os serviços de infraestrutura com revitalização do asfalto nas ruas Cinco, Sete, Onze e Oito, reforma do campo do Alegre, instalação de academia ao ar livre e iluminação pública de LED.
Sobre a reabertura da farmácia no PSF, o secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais, explicou que em virtude da pandemia a pasta criou o Programa Remédio em Casa para levar os medicamentos nas casas dos usuários, evitando assim que esse público ficasse exposto ao vírus. “O Remédio em Casa foi um avanço num momento crítico da pandemia para evitar aglomerações nas unidades de saúde. Como boa parte da população já está vacinada, temos que avaliar com a assistência farmacêutica a viabilidade de reabrir as farmácias nos PSF. Mas para isso precisamos também de um posicionamento técnico e do aval do Conselho Municipal de Saúde”, descreveu.
Segundo adiantou o secretário, com o avanço da cobertura vacinal contra a Covid-19 e a estabilização das notificações, alguns procedimentos seletivos como exames, consultas e cirurgias foram suspensos pelo Ministério da Saúde e, agora, estão sendo retomados gradativamente. “Por causa da pandemia havia dificuldades com alguns serviços, mas já estamos retornando com as consultas com especialistas”, reiterou o secretário.
Sobre o incômodo provocado por um loteamento irregular no alto do Bairro Alegre, o secretário de Planejamento, Tales Castro, explicou que o empreendimento está embargado por tempo indeterminado exatamente por não possuir as licenças da Prefeitura. “Esses estudos e autorizações prévios são importantes para a Prefeitura avaliar o impacto da obra e se vai trazer prejuízos à vizinhança”, pontuou Tales que ainda acrescentou que o imbróglio está na Justiça.
A respeito de um pedido para a instalação de semáforo na Avenida Alexandre e de quebra-molas na Rua Sete, o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, Sérgio Martins, esclareceu que a cidade conta com uma demanda alta de melhorias em vias pública e que está aguardando a conclusão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para viabilizar investimentos nesse setor.
A pavimentação de vias também foi uma cobrança apresentada durante a reunião no Bairro Alegre. Nessa questão o prefeito Douglas lembrou que a cidade possui mais de 40 bairros e que existe uma demanda reprimida nessa área em praticamente todos os bairros da cidade. “Estamos buscando parcerias para viabilizar essa reivindicação. Lembro também que fiz um compromisso de pavimentar todas as ruas da cidade que ainda não contam com esse benefício e que estejam regulares até o fim deste mandato”, citou Douglas.