Governo de Ipatinga leva demandas à Copasa em reunião com diretores
Ipatinga – Como desdobramento de reunião mantida entre o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, e o presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, no último dia 8, no gabinete do Executivo, representantes de secretarias municipais de Obras Públicas (Semop) e Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) realizaram um novo encontro de trabalho com executivos da concessionária dos serviços de água e esgoto na cidade, na manhã desta sexta-feira (22). O encontro aconteceu na área operacional da Companhia, no bairro Iguaçu, e serviu para que a Administração pontuasse uma série de melhorias requeridas para o padrão de atendimento, visando suprir necessidades básicas da comunidade em diversas regionais.
Um dos principais problemas relatados pelo governo como alvo de inúmeras queixas da população é a dificuldade de acesso ao telefone 115, divulgado pela empresa como um dos principais canais de relacionamento com os consumidores. Por meio dele, devem ser tratados assuntos de urgência como segunda via de conta, alteração de endereço, análise e reclamação de valores de fatura, caminhão-pipa, falta d’água, leitura do hidrômetro, qualidade da água e religação, entre outros.
A Copasa admitiu que, em virtude da sobrecarga imposta ao sistema durante a pandemia e a supressão do atendimento físico, 50% das chamadas têm sido inviabilizadas. Os representantes da Administração municipal ainda enumeraram diversos pontos críticos nas redes de esgotos e cobraram maior agilidade, qualidade e eficiência nos trabalhos de recomposição dos asfaltos em trechos afetados por abertura de valetas.
Durante a reunião, em nome do Executivo municipal, os gestores da Semop e Sesuma também começaram a discutir com os diretores da Copasa revisões contratuais para assegurar a extensão dos serviços de esgotamento sanitário à região rural do Ipaneminha, objetivando não apenas atender os moradores e proteger o solo de contaminações, mas ainda preservar a integridade de alguns dos mais importantes cursos hídricos da cidade.
Os representantes da Copasa se prontificaram a estreitar o diálogo com o governo municipal e se empenhar para que diversos problemas recorrentes apontados sejam superados. Entre os investimentos previstos no município, foram anunciadas as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ipanema, na saída para Caratinga, com conclusão prevista para setembro deste ano. Os recursos empregados são de R$ 15,8 milhões.
Ligações e consumo
Ipatinga conta hoje com cerca de 97 mil ligações de água e mais de 100 mil ligações de esgoto. O número de ligações de água é menor porque cerca de 16% do total existente não fazem parte do sistema, com usuários de fontes alternativas. O consumo diário de água pela população local é de mais de 54 milhões de litros. Noventa por cento dos esgotos são tratados, em quatro ETEs (Ipanema, Areal, Bela Vista e Ipanema).
O governo municipal foi representado na reunião pelo secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Célio Roberto de Andrade, e a secretária interina de Obras Públicas, Jéssica Mara, ambos acompanhados de assessores diretos e técnicos ligados às pastas.
Pela Copasa, participaram Guilherme Frasson Neto, diretor de Operações da Companhia em Minas Gerais; Albino Júnior Batista Campos, superintendente da Unidade de Negócio Leste, e José Augusto Neves dos Reis, gerente Regional de Ipatinga.