Florada do Ipê Amarelo colore e embeleza ruas e avenidas de Timóteo
TIMÓTEO – É impossível percorrer as ruas do município de Timóteo e não perceber a beleza da florada dos Ipês Amarelos. No bairro Timirim, em plena Avenida Monsenhor Rafael, um exemplar desta espécie expõe a exuberância das suas flores. O chão se tornou um tapete aveludado.
Durante grande parte do ano os Ipês praticamente não se diferenciam de outras árvores. Mas, quando chega o inverno, os ipês florescem, trazendo mais cores e vida pras vias públicas e praça. O setor de Meio Ambiente da Prefeitura não sabe ao certo o número exato da espécie Ipê Amarelo na cidade.
A florada dos Ipês vem de acordo com as cores e não dura muito tempo. “Primeiro vem o ipê roxo, que vem de maio até junho, depois o amarelo e depois o branco. A florada é de 15 a 20 dias”, disse.
Os ipês são bastante resistentes à seca e ao calor intenso. É justamente nesse período de estiagem prolongada, quando a cidade fica mais cinza, que eles florescem, colorindo a paisagem. E, contrastando com o cenário urbano, eles florescem em diversas formas e tamanhos.
Um fato pouco conhecido é que o ipê amarelo passou a ser flor símbolo do país, após um decreto presidencial de 1961. Uma planta bem brasileira que também é a cara do cerrado, resistente ao calor e ao sol.