Coreto da Praça 1º de Maio em Timóteo pode levar o nome do Maestro Rosendo, da Banda Santa Cecília
TIMÓTEO – O histórico Coreto da Praça 1º de Maio é um dos pontos mais agradáveis da Regional Norte da cidade de Timóteo. Cravado no coração da área comercial da Alameda 31 de Outubro, ele é cenário para as manifestações culturais do município, e ainda encanta as famílias que ali frequentam.
Nesta semana, de autoria do vereador Nelinho Ribeiro (MDB), começou a tramitar na Câmara Municipal Timóteo um Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a denominar de Maestro Rosendo aquela charmosa edificação.
Na justificativa da matéria, o vereador que ocupa o cargo no parlamento Timotense pela primeira vez, argumentou que o Coreto da Praça 1º de Maio foi palco de inúmeras apresentações da Banda Santa Cecília, com a regência do Maestro Rosendo. Nelinho Ribeiro acrescentou, portanto, que o Maestro Rosendo deixou um legado importante para a cultura do município, sendo portanto, merecedor desta justa homenagem.
O MAESTRO
Antônio Silvério Rosendo – Maestro Rosendo, nasceu em 20/06/1923, natural de Itabirito/MG. Começou sua trajetória musical aos 12 anos, estudando música com maestro José Dungas em sua cidade. Aos 18 anos ingressou no exército, onde foi maestro da banda do 10º Regimento de Infantaria. Maestro Rosendo foi casado com a Senhora Maria das Mercês Rosendo, com quem teve 04 filhos: Gilberto, Humberto, Norberto e Maria do Carmo. Chegou ao Município de Timóteo em outubro de 1953, quando foi convidado pelo Monsenhor Rafael, fundador da banda em 1950, para ser o maestro da Corporação Musical Santa Cecília.
A BANDA
Fundada em 1950, a Corporação Musical Santa Cecília possui um acervo com mais de 600 músicas entre clássicas e folclóricas, com apresentações realizadas em diversas cidades mineiras e outros estados.
O reconhecimento público da importância da trajetória da Banda está em fase de análise pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo. Por meio de legislação criada recentemente, os conselheiros estão avaliando os procedimentos para que se tenha o Registro de Bens Imateriais, como titulação a ser concebida ao trabalho desenvolvido pela Corporação Musical Santa Cecília.