sábado, novembro 23, 2024
DestaquesPolítica

Audiência Pública: Estrada ligando Distrito Industrial à BR-381 foi debatida em Fabriciano

 FABRICIANO – A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano realizou na noite desta segunda-feira (29) uma Audiência Pública visando iniciar os debates sobre a abertura da estrada que vai interligar os distritos Industriais I (Belvedere) e II (Horto Baratinha, ao lado da fábrica das Pipocas Plinc e ponte Mauá).

A Audiência atendeu ao requerimento de iniciativa do vereador Adriano Martins (PSL), que contou com a participação do secretário municipal de Planejamento, Douglas Prado Barbosa; do presidente do Conselho Gestor da APA da Biquinha, Fernando Martins Albeny; do presidente da APA da Biquinha, Fernando Mendes Carvalho; dos vereadores Luciano Lugão; Beto Cavaleiro; lideranças comunitárias e empresariais.

Durante os debates que se deu com muita tranquilidade, percebeu-se que existe um consenso no que se refere a abertura da estrada, mas o que deverá ser ainda muito discutido são os itens que demandam a proteção da fauna, flora e recursos hídricos.

Apesar da abertura da estrada não ter a anuência do Conselho Gestor da APA da Biquinha, a prefeitura, vereadores presentes  e ambientalistas indicaram trabalhar uma proposta para que a estrada seja também uma “estrada parque” com potencial para o turismo ecológico.

Conforme Adriano Martins, a Audiência serviu para traçar um primeiro perfil da importância econômica, social e ambiental desta estrada. Outro objetivo segundo explicou o parlamentar, é o de oportunizar as pessoas o espaço para manifestações.

O presidente da APA da Biquinha, Fernando Mendes Carvalho; o presidente do Conselho Gestor da APA da Biquinha, Fernando Martins Albeny; o vereador Adriano Martins; o secretário municipal de Planejamento, Douglas Prado Barbosa; Ivan César,  gerente municipal de Meio Ambiente.

“Penso ser possível desenvolvermos projetos que priorizem o desenvolvimento econômico sem comprometer o meio ambiente. Acredito que essa região seja um novo vetor para o desenvolvimento de Coronel Fabriciano. Vamos continuar ouvir todas as pessoas e buscar alternativas de um crescimento ordenado e que não venha gerar impactos nocivos ao meio ambiente”, frisou Adriano Martins.

O Distrito Industrial II foi aprovado no Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA) por unanimidade, bem como a licença ambiental para a abertura da estrada de ligação até a BR-381.

Preservação

A área conhecida como “Mata da Biquinha” foi declarada como de proteção ambiental em 2007 (Lei municipal 3.381/2007). Com aproximadamente 329 hectares, é a única unidade de conservação dentro do perímetro urbano de Fabriciano, estendendo pelos bairros Belvedere, Giovannini e São Domingos. A mata possui vegetação nativa em regeneração, que abriga pequenos animais silvestres, conta com trilhas, cachoeiras e nascentes. O local é aberto ao público, que utiliza o espaço para caminhada e outras práticas esportivas.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *