Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em Dionísio agora é uma realidade
DIONÍSIO – Na última quinta-feira (27) o prefeito de Dionísio, Francisco Castro Souza Filho, o Nando (MDB), participou de uma importante reunião na Sede da Superintendência Regional de Saúde, em Coronel Fabriciano, para tratar da implantação do SAMU em seu município. Na ocasião também participaram do encontro, a primeira-dama Méia Garcia; o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Wilson Cléber; o Superintendente Regional de Saúde Sr. Ernani Duque; o representante do CONSURGE, Sr. Daltton Caetano; e o Sr. Diones Vaz, responsável pela área técnica da Superintendência.
Após resolver todas as pendências financeiras com o CONSURGE, que é o Consórcio Intermunicipal que opera o serviço de transporte médico intensivo e semi-intensivo, e com o aval técnico da Superintendência Regional de Saúde, o município de Dionísio está credenciado a receber uma Ambulância Especial para transporte de urgência e emergência da população dionisiana.
Com o importante passo dado em busca de mais uma ferramenta para ampliar a saúde do município, o prefeito Nando, já determinou a Secretaria Municipal de Saúde que faça a escolha e adequação de um local que servirá de base para a estrutura que envolve a equipe especializada de médicos, profissionais de saúde e o veículo especial.
Ainda no encontro na Superintendência Regional de Saúde, o município de Dionísio recebeu elogios pela eficiência e a seriedade no quesito enfrentamento à pandemia e na vacinação contra a Covid-19.
Sobre o SAMU 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. Tal Política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.
O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
- residências;
- locais de trabalho;
- vias públicas.
IMPORTANTE: O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. |