segunda-feira, novembro 25, 2024
DestaquesPolítica

ALMG aprova em 1º turno PL do deputado Celinho que regula atendimento prioritário

 

BELO HORIZONTE – Foi aprovado em 1º turno no Plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (08/06) o PL 328/2019 do deputado Celinho, que dispõe sobre prioridades de atendimento para “pessoas com problemas renais e pessoas transplantadas”. O projeto recebeu um substitutivo da Comissão de Justiça e uma emenda da Comissão de Saúde que ampliou a prioridade de atendimento incluindo outros portadores de necessidades e outras doenças debilitantes. Com estes adendos o PL do deputado Celinho se apresenta mais robusto, abrangente e importante. Tanto o substitutivo como a emenda também foram aprovados na primeira votação do Plenário.

O substitutivo unificou as várias leis existentes sobre o tema e, com a aprovação do PL do deputado Celinho, essas leis ficam revogadas.  O PL consolida a Legislação sobre o tema, criando uma “Lei Geral do Atendimento Prioritário no Estado”.

Com a proposta, passam a ter prioridade no atendimento: I – a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos; II- a pessoa aposentada por invalidez; III – a pessoa aposentada por tempo de serviço; IV – a pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida; V – a gestante e a lactante; VI – a pessoa acompanhada por criança de colo; VII – a pessoa com doença grave ou doença incapacitante ou limitante.

“Nosso projeto de lei visa dar garantia de atendimento prioritário a quem de fato e de direito merece este benefício, tanto nas instituições públicas como privadas no Estado de Minas Gerais. Até hoje, grupos tidos como prioritários não têm tido a atenção devida e o nosso PL visa corrigir essa injustiça” , garante o deputado Celinho.

O PL agora vai para o segundo turno nas Comissões de Constituição e Justiça e de Saúde para apreciação final. Em seguida, novamente para votação em segundo turno no Plenário da ALMG.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *