ARSAE-MG aponta 1,3 mil reclamações de falta d’água em Fabriciano
FABRICIANO – A reportagem do JBN teve acesso ao recente Relatório da Agência Reguladora de Água e Esgoto de Minas Gerais (ARSAE-MG), de julho de 2021, com o teor do resultado de uma ação de fiscalização realizada pelo órgão no sistema de abastecimento de água da Copasa-MG no município de Coronel Fabriciano.
O Relatório de Fiscalização Operacional nº 118/2021, da Gerência de Fiscalização Operacional – Coordenadoria Técnica de Regulação Operacional e Fiscalização dos Serviços da ARSAE-MG (clique aqui http://www.arsae.mg.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/rf_tec_op_saa_coronel_fabriciano.pdf), apresenta o total de 1.312 reclamações de falta de água em Coronel Fabriciano, no período de novembro de 2020 a abril de 2021. A maior demanda é em bairros mais carentes e distantes do Centro da cidade.
O bairro Caladão lidera o número de reclamações de falta de água no período auditado, com 89 reclamações contra a Copasa. Em segundo lugar, aparece o bairro Morada do Vale com 81 reclamações, seguido do Caladinho de Baixo (79), Santa Terezinha (76), Nossa Senhora do Carmo (73), Amaro Lanari (67), Recanto Verde (64) e Giovanini (60). Demais outros bairros somam, juntos, 672 reclamações. Totalizando 1.312 reclamações de falta de água em Fabriciano, segundo a fiscalização da ARSAE-MG.
Apesar de não aparecer na lista das principais localidades, o bairro Bom Jesus também é muito citado pelos internautas. Em postagem no Facebook, Lilia Alexandrino reclamou: “Aqui no Bom Jesus tem faltado água constantemente. Liguei para a Copasa, lá constava que não tinha nenhuma obra de manutenção. Aí quando volta a abastecer vem igual carvão. É triste pagar por conta alta e sem qualidade. Vou pagar para limpar a caixa d’água amanhã. Acho que vou mandar a conta para a Copasa”, critica.
Além dela, o morador Alessandre Bragança também reclama do desabastecimento no bairro. Ele inclusive realizou um abaixo-assinado e o encaminhou à ouvidoria do Ministério Público da Comarca local denunciando a falta d’água no Nova Tijuca, parte alta do Bom Jesus. O MPMG instaurou Investigação Preliminar – Procon nº 0194.21.000073-4 para apurar possível irregularidade na prestação de serviço da Copasa no bairro Nova Tijuca.
Esta semana o vereador Nélio do Abacaxi (PP) também encaminhou à 1ª Promotoria de Justiça reclamações de falta d’água no bairro Recanto Verde, manifestando nos autos do IP – Procon nº MPMG-0194.21.000102-1. “A demanda pela melhoria da qualidade e eficácia dos serviços da Copasa em nossa cidade é notória. Contudo, falta fiscalização por parte do Município, que é o poder concedente. E os consumidores continuam sendo prejudicados”, ressalta.
Falta de divulgação
O Relatório de Fiscalização dos Serviços de Abastecimento de Água de Coronel Fabriciano, aponta ainda a Não Conformidade “NC-10” da Copasa: “Deixar de divulgar, por intermédio dos meios de comunicação disponíveis no município, ou não apresentar à ARSAE-MG documentos comprobatórios da divulgação das paralisações programadas de serviços acima de 12 (doze) horas, conforme Resoluções Normativas da ARSAE-MG”.