ALMG entrega Ordem do Mérito Legislativo nesta segunda (22)
REDAÇÃO – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageia autoridades, lideranças e personalidades de destaque com a Ordem do Mérito Legislativo, nesta segunda-feira (22/11/21). A solenidade para entrega da condecoração será realizada no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a partir das 17 horas.
Neste ano, a oradora oficial do evento será a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart. O tema da edição deste ano é “Mineiras e mineiros na recuperação econômica e social do Estado no pós-pandemia, destacando a atuação das instituições unidas à sociedade, em prol da vida”.
Criada em 1982, a Ordem do Mérito Legislativo é concedida pela ALMG a pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por iniciativas de relevância pública e de promoção da cidadania, estimulando dessa forma toda a sociedade a replicar ações em prol do bem comum.
Os agraciados são indicados pelo Conselho da Ordem do Mérito Legislativo, liderado pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV). A condecoração é concedida nos graus Gránde Mérito, Mérito Especial e Mérito, conforme os seguintes critérios:
- Grande Mérito – Destinado a soberanos, chefes de Estado e de Governo; governadores; vice-governadores; presidente da ALMG; presidentes de órgãos de Justiça e do Legislativo estaduais e federais e outras personalidades de hierarquia equivalente.
- Mérito Especial – Destinado aos membros da Mesa da Assembleia; a deputados estaduais; secretários de Estado; senadores; deputados federais; ministros de tribunais superiores; presidentes de tribunais; desembargadores; oficiais generais; embaixadores; enviados extraordinários; reitores de universidade; cientistas, entre outros.
- Mérito – Destinado a cônsules; magistrados; membros do Ministério Público; militares; professores; escritores; funcionários públicos; desportistas e outras personalidades de hierarquia equivalente.
Pandemia impõe restrições
Devido às normas sanitárias da pandemia de Covid-19, somente parlamentares, agraciados, autoridades do mundo oficial e imprensa poderão acompanhar a cerimônia presencialmente. Não está prevista a presença de convidados de agraciados e de deputados. O evento será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, pelo YouTube e pelo Portal da Assembleia.