Agências da Caixa em Timóteo são multadas por aglomerações e filas desorganizadas
Timóteo – A fiscalização da Prefeitura de Timóteo multou na última semana a agência da Caixa Econômica Federal por aglomerações e filas sem o devido distanciamento entre os clientes, como orientado pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A prefeitura informou ao JBN que o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 observou a situação, recomendou o estabelecimento bancário para que tomasse providências, coisa que não aconteceu. Com o pedido de nota do JBN sobre a vexatória situação, a prefeitura respondeu o seguinte:
JBN – O Comitê de enfrentamento ao Covid-19 tem observado tal situação? O que tem feito a respeito?
Prefeitura – Sim. Essa situação já foi discutida pelo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 de Timóteo. O Município tem adotado todas as medidas possíveis no combate ao coronavírus com capacitações, divulgação permanente sobre os cuidados, orientação e fiscalização sobre o cumprimento das medidas sanitárias e protetivas. Já foram feitas reuniões com a gerência da agência da CEF que informou que em dezembro seria feito o último pagamento residual para quem tinha direito ao auxílio emergencial, o que não ocorreu.
JBN – Os setores de fiscalização da prefeitura notificou a Caixa quanto ao descumprimento das regras sanitárias, principalmente o distanciamento social?
Prefeitura – A instituição já foi notificada por duas vezes. A primeira ocorreu em dezembro e a segunda na última semana, com emissão de multa. Foi oferecida também à gerência da CEF a utilização do Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins para o atendimento ao público, pois o local oferece espaço para evitar aglomeração, banheiros, bebedouros e acomodações para sentar.
JBN – Qual é o setor da prefeitura que está responsável por este tipo de fiscalização?
Prefeitura – Setor de Fiscalização da Covid-19, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente.
Reincidência
As agências monitoradas continuam praticando as irregularidades na cidade, tanto no Centro Norte, quanto na regional Sul. As filas continuam acontecendo. A reportagem na conseguiu falar com a gerência da Caixa Econômica Federal.
Um funcionário da Caixa não autorizado a falar sobre o assunto, informou o jornal em off que o banco dispõe de meios digitais para orientar a população e permite transferência das Poupanças Sociais Digitais, para que as pessoas não precisem ir ao local. Disse também ser possível que o banco recorra da multa recebida.