O ronco dos tambores marcou a retomada da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Timóteo
TIMÓTEO – (Matéria atualizada 9h40 – 25/10) – O final de semana na cidade de Timóteo foi de muito batuque e fé. Com a presença do secretário estadual de Cultura Leônidas Oliveira e do prefeito Douglas Willkys, o município de Timóteo sediou o retorno da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, manifestação religiosa e cultural, que acontece na cidade há mais de cinco décadas, tendo o congado como destaque na área cultural. A programação contou diversas atividades de cunho religioso e festivas.
MISSA CONGA
A tradicional Missa Conga registrou a presença de fiéis reduzida por conta das medidas de segurança sanitária contra a Covid-19. A celebração foi transmitida por telão no espaço externo da Igreja São Sebastião de Timóteo e transmitida pelas redes sociais da Guarda de Moçambique de Timóteo.
“Agradecemos a todos que tornaram possível a realização da maior festa cultural e religiosa do município, com milhares de doações para os festejos e recepção das guardas visitantes. E o apoio institucional da Prefeitura de Timóteo, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e o IEPHA, que reconhecem as manifestações da cultura popular afro-brasileira e abriram editais de fomento às diversas atividades culturais”, expõe Mestre Luís Fabiano. Ele afirma que a grande festa foi o ponta-pé inicial para a viabilização do 1º Encontro Nacional de Congadeiros que terá a cidade de Timóteo como sede.
PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO
Neste domingo (24), às atividades iniciaram às 5h da madrugada, com a famosa Matina e orações pela Guarda Moçambique de Timóteo. A partir das 7h, a chegada das guardas visitantes e o café da manhã comunitário na comunidade do Bela Vista. Às 8h, concentração nas proximidades da Casa dos Reis Festeiros, Roberto Canhotinho e Andrea Vaz, onde aconteceu a formação do reinado, com os congadeiros saindo em procissão até a Igreja Matriz de São Sebastião.
A Missa Conga em honra a Nossa Senhora do Rosário foi celebrada com a presença de todos os congadeiros, do artista Maurício Tizumba, prefeito de Timóteo, Douglas Willkkys, e vice-prefeito professor José Vespasiano, do secretário Estadual de Cultura, Leônidas Oliveira, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), Felipe Cardoso Vale Pires, o superintendente de Fomento Cultural de Minas Gerais, Igor Arci, o presidente da Frente Aliança das Congadas Brasileiras, Ramon Rodrigues, juntamente com Irene das Dores, presidente do subdiretório dos Congadeiros do Médio Piracicaba.
Participação
O evento teve como novidades a participação dos cavaleiros do Clube do Cavalo de Timóteo, que escoltaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, e da Polícia Militar, que levaram o andor de São Sebastião, durante o cortejo, além da apresentação da Corporação Musical Santa Cecília, que se apresentou na recepção das guardas e das autoridades na Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho.
Doze guardas representaram as cidades de Belo Horizonte, Virgolândia, Mariana, Coronel Fabriciano, Muriaé, São Domingos do Prato, São Domingos das Dores, Dores de Guanhães, Passa Bem, Belo Oriente, Rio Piracicaba, João Monlevade e a guarda anfitriã de Moçambique de Timóteo.
No sábado a noite, algumas guardas movimentaram a Praça 29 de Abril. Veja o vídeo.