É CAMPEÃO: Em Timóteo, Tessin Minas conquista bicampeonato de futebol do Setor 7
Timóteo – Atual campeão do torneio setorial, a equipe da TESSIN confirmou o bicampeonato título em jogo equilibrado contra o time da ALG. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, a disputa do título foi decidida nas penalidades com a Tessin vencendo por 3 a 2.
Foi uma grande final. Esta é a definição da organização do certame setorial de Timóteo, em sua sétima edição. Não foi diferente a opinião do grande público que compareceu ao evento, no Campo do Alphaville, na manhã do último domingo (1º de novembro), assim como dirigentes das equipes finalistas, gestores municipais e lideranças esportivas locais.
Em sua sétima edição, o torneio já tradicional no calendário esportivo municipal, este ano contou com a participação de 11 equipes (por ordem alfabética): ALG, Alphaville, Benfica, Esperança, Gálatas, Independente, Macuco, Real Maroto, Santa Fé, Tessin Minas e Vida Plena. Foram realizados 37 jogos e marcados 124 gols, implicando numa na excelente média de 3,35 gols/jogo.
Interrompido desde março de 2020, os jogos do campeonato setorial de futebol amador foram retomados no início do mês de outubro. A Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação de Timóteo, que apoia o evento desde as edições anteriores, 5ª e 6ª edições – 2018 e 2019), estabeleceu protocolo sanitário para a retomada dos jogos com a anuência dos coordenadores Márcio Neiva e Regis Silva – grandes incentivadores locais da competição.
O JOGO
A final foi um jogo muito equilibrado, afastando o favoritismo inicialmente atribuído ao campeão da temporada 2019, a equipe da TESSIN. No primeiro tempo, Victor Ribeiro (Vitão) abriu o placar para a TESSIN, depois de uma sequência de grandes defesas do goleiro Erikson Flores, o “Taffarel”, da equipe da ALG. Antes de tomar o gol de abertura no placar, a equipe ALG já desperdiçara pelo menos três grandes oportunidades de fazer o gol de abertura do placar da final.
Já no segundo tempo, depois de pelo menos outras duas grandes defesas do “Taffarel”, foi a vez da ALG aproveitar a máxima do futebol: “quem não faz, leva”. Numa bola alçada na área adversária, o zagueiraço João Vitor empatou o jogo final. O detalhe é que o mesmo zagueiro (artilheiro) João Vitor, usando de sua estatura acima da média, já tinha feito o único gol que classificou a equipe da ALG para a grande final. Depois disso, o jogo permaneceu equilibrado, sem grandes chances claras de gols, já que ninguém queria arriscar perder o título da temporada e não deixaram espaços para a armação de jogadas e exposição de seu sistema defensivo.
DECISÃO NOS PÊNALTIS
Com o placar em 1×1, a decisão foi para as cobranças de penalidades máximas. Taffarel voltou a brilhar e defendeu a primeira cobrança de pênaltis da TESSIN. O goleiro Nany da TESSIN se redimiu da falha na saída do gol, no empate adversário durante do jogo, ao pegar duas penalidades. Uma outra penalidade foi desperdiçada pela ALG que isolou a terceira cobrança, chutando muito acima da baliza.
Para terminar, Carlos Henrique (“Bicão”) cobrou a última penalidade e definiu o placar final, nos pênaltis e que deu o Bicampeonato do Setor 7: TESSIN 3 x 2 ALG. Outra curiosidade da decisão por pênaltis é que os dois jogadores que marcaram os gols durante o transcorrer do jogo (Vitão e João Vitor), desperdiçaram suas respectivas cobranças – caprichos da bola.
OS FINALISTAS
TESSIN e ALG chegaram invictos à grande final. O bicampeonato da TESSIN foi conquistado em oito jogos disputados, 20 pontos acumulados, em 6 vitórias e apenas 2 empates. O ataque marcou 32 gols (média 4 gols/jogo – acima da média do campeonato), enquanto sua defesa tomou apenas 5 gols, o que deu o título menos vazado ao seu goleiro, Hernany (Nany). Já a ALG, vice campeã da temporada, obteve o mesmo número de vitórias e empates do campeão, mas, marcou 12 gols a menos e tomou um gol a mais que o bicampeão.
Na condição de invictos, depois de conquistarem o direito de disputarem a grande final da 7ª edição do torneio, TESSIN e ALG fizeram um grande jogo, digno de uma final. Na fase anterior, semifinal, respectivamente venceram seus adversários por 3×0 (Vida Plena) e por 1×0 (Independente).
O CAMPEÃO E A PREMIAÇÃO
Equipe Campeã: TESSIN MINAS (Bicampeão)
Equipe Vice-Campeã: ALG (Alegre).
Artilheiro da competição: Warley Cristian (TESSIN): 8 gols.
Goleiro Menos Vazado: Hernany (TESSIN): 5 gols.
Destaque (FINAL): Erikson Flores “Taffarel” (ALG, Alegre)
Melhor Treinador: Wescley Lisboa (TESSIN).