Aprovados no exame de Faixa Preta e Graus Superiores da Usipa
Ipatinga – Oito judocas da Usipa se graduaram após o exame realizado pela Comissão de Supervisão e Avaliação de faixas Preta e Graus Superiores da Federação Mineira de Judô, no último dia 12 deste ano. A avaliação ocorreu na Usipa e seguiu todos os protocolos de segurança exigidos pelo Governo do Estado, por meio do programa Minas Consciente.
Os atletas foram divididos em suas categorias e os graduados em Sho Dan (1º grau) foram Edmor Moreno Junior, Frantieska Isabella Valadares Silva, Herman Lucas Vaz Santos, Iury Storck Rogério e Max Frances Cruz Claudino. Os novos Ni Dan (2º grau) são Ênio Siqueira de Sá e Ramoni Valadares Toledo. A única graduada no San Dan, do grupo de atletas da Usipa, foi Thaísa Fernandes Almeida.
Para Thaísa, primeira mulher da Usipa a conquistar o 3º Dan, “foi crucial para chegar até aqui o incentivo e a determinação do nosso professor e o total apoio da Usipa. Esta conquista é fruto de um trabalho árduo de todos, principalmente de nós, mulheres, que estamos conquistando um espaço cada vez maior neste esporte. Estou muito feliz com esta nova etapa e pronta para os novos desafios”, pontuou a atleta.
Edmor Moreno é atleta do judô na Usipa desde 1975, quando conquistou sua primeira medalha em um campeonato mineiro, na categoria Infanto-Juvenil. Entre idas e vindas nos tatames, conquistou diversos títulos e agora, aos 58 anos, orgulha-se de conquistar a faixa preta. “São muitos anos de estudo e dedicação ao Judô. Graças ao esforço da equipe e da Usipa, consegui realizar meu objetivo. Só tenho a agradecer a todos”, disse.
Tradicionalmente, a graduação em faixas superiores ocorre em Belo Horizonte mas, por motivo da pandemia, foi descentralizado pela organização e ocorreu em três locais diferentes, sendo a Usipa escolhida para receber os atletas do Vale do Aço e região.