Secretaria de Estado de Educação cria fluxo para solicitação de pesquisas em escolas públicas estaduais
Redação – A partir deste ano, pesquisadores que desejarem realizar estudos em escolas da rede pública estadual devem ficar atentos aos novos fluxos. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Subsecretaria de Ensino Superior (SU), criou procedimentos que deverão ser adotados por todas as escolas. A ação tem por objetivo integrar ainda mais a educação básica ao ensino superior.
“Montamos um fluxo e passamos para todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e escolas. As unidades de ensino estão de portas abertas para as instituições de ensino e seus pesquisadores, mas precisamos que, depois da pesquisa realizada, os resultados sejam apresentados para as escolas, o que não acontecia antes”, destaca a subsecretária de Ensino Superior, Augusta Fagundes.
Os interessados em realizar pesquisas nas escolas públicas estaduais devem, primeiramente, procurar a unidade de ensino e preencher o formulário com o escopo do projeto, além de assinar o termo de responsabilidade e anexar a cópia do projeto. Esses documentos serão encaminhados para a SRE que deverá enviá-los para análise da SU. Se autorizado, ao concluir o estudo, o pesquisador deverá encaminhar o resultado da pesquisa para a regional.Neste momento de isolamento social, em que as escolas estão fechadas devido à pandemia da Covid-19, o contato com a unidade de ensino deve ser feito por e-mail. Acesse aqui a lista de e-mail das escolas estaduais.
A diretora da Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah, em Santa Luzia, Marilda Marques Melo, destaca a importância dos resultados das pesquisas retornarem para as unidades. “É muito interessante para a escola, principalmente, porque traz esclarecimentos e aumenta o conhecimento dos professores e alunos”. Entre 2018 e 2019, foi realizada na escola uma pesquisa sobre relações raciais na unidade de ensino.
Para a SEE/MG é muito importante as pesquisas realizadas nas escolas estaduais, já que elas proporcionam a integração entre educação básica e ensino superior, e também podem gerar melhorias e inovações para toda a comunidade escolar.