Projeto de leitura da Escola Cecília Meireles de Timóteo será apresentado no facebook
Timóteo – A Escola Municipal Infantil Cecília Meireles promove a 14ª edição do projeto Bom…Bom…Lê com apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos no dia 29 de setembro, por meio da plataforma do facebook. É a primeira vez que o projeto é desenvolvido de forma totalmente virtual, mantendo-se o distanciamento social em função da pandemia, mas promovendo a interação entre educadores, pais e alunos. A conta do facebook do educandário é Escola Municipal Infantil Cecília Meireles.
O Bom…Bom…Lê tem por objetivo possibilitar aos alunos o acesso à literatura infantil de modo a despertar o gosto pela leitura. “Em decorrência da pandemia, remodelamos o projeto com a colaboração efetiva dos pais dos alunos que receberam as orientações das professoras e desenvolveram as atividades com as crianças em casa”, relata a diretora da escola, Elisangela Cristina Gomes Silva de Oliveira, destacando os resultados positivos do projeto no sentido estimular o interesse dos alunos pelos livros. Iniciado em julho com a escolha das obras literárias, as atividades foram realizadas em agosto e a exposição virtual organizada este mês.
Este ano, foram selecionadas seis livros para o desenvolvimento das atividades: As pequenas alegrias (autora Maynara Abreu); Filipe e seus barquinhos (Goretti de Freitas); De volta para casa (Nye Ribeiro); Eu sou assim e vou te mostrar (Heinz Janisch); A incrível viagem do barquinho de papel (Joyce Rosset); e a Tartaruga Infeliz (Therezinha Casasanta). O projeto abrange todas as turmas da escola, que conta com aproximadamente 250 alunos na faixa etária de 3 a 5 anos.
A mostra literária contou com a participação virtual de três autoras: Goretti de Freitas, Nye Ribeiro e Joyce Rosset. Por meio de encontros on line, as escritoras comentaram sobre a importância da leitura, da parceria dos pais no processo de aprendizagem e sobre suas respectivas obras. “As famílias devem estar atentas porque a leitura é importante não somente para melhorar nas atividades de língua portuguesa, mas para o entendimento das ciências, da história, da geografia e demais áreas do conhecimento. Que as crianças leiam bastante e conheçam o mundo”, destacou Goretti de Freitas.
Os pais ou responsáveis foram convidados a “pilotar” o voo dessa aventura literária promovendo de forma prazerosa a leitura dos livros para seus filhos e desenvolvendo atividades lúdicas sobre o tema, como desenho, reconto das histórias e brincadeiras. As atividades foram gravadas pelos familiares e serão apresentadas no facebook da escola, propiciando uma interação virtual entre os alunos com a troca de experiências.
“Será um momento mágico, pois as crianças terão a oportunidade de reverem seus colegas e sentirem-se incluídas nesta aprendizagem coletiva apesar do distanciamento”, argumenta a diretora, frisando que a leitura contribui para estimular o imaginário da criança e seu desenvolvimento cognitivo e emocional.