quinta-feira, novembro 21, 2024
DestaquesEducação

No Dia do Diretor Escolar, gestores falam sobre a importância do trabalho nas unidades de ensino

Redação – Em um ano marcado por diferentes desafios e um novo cenário na área da educação, em razão da pandemia da Covid-19, as escolas da rede pública estadual de ensino mineira desenvolveram diversas e criativas iniciativas durante o Regime de Estudo não Presencial. Mesmo vivendo uma realidade distinta, o ano não deixou de trazer agradáveis surpresas para muitos gestores escolares. A oferta de um ensino remoto que conseguiu atender às necessidades dos alunos, um salto histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio e resultados positivos na busca ativa dos estudantes. Todas as boas notícias foram possíveis, entre outras coisas, graças à liderança dos gestores escolares.

E para celebrar o “Dia do Diretor Escolar”, comemorado nesta quinta-feira (12/11), diretores da rede falam um pouco sobre como as boas surpresas trouxeram ainda mais ânimo para a realização do trabalho. Marli Aparecida Barbosa Coimbra é diretora na escola estadual que conquistou o melhor resultado no ensino médio da rede na última edição do Ideb: a Escola Estadual Major Mota. Localizada no distrito de Major Porto, a 64 km do município sede de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, a unidade de ensino alcançou o índice de 5,8.

Segundo a gestora, depois da boa notícia vem a responsabilidade de continuar desenvolvendo um belo trabalho. “De agora em diante, a vontade aumenta e temos que manter os avanços conquistados. Estamos nos esforçando para continuar com os bons resultados, sempre buscando realizar um bom trabalho”, afirma Marli. A diretora também destaca outras boas notícias recebidas ao longo do ano. “Estamos esperançosos com o trabalho que estamos desenvolvendo. Por exemplo, todos os nossos alunos participaram da Avaliação Diagnóstica. Além disso, já recebemos os volumes 1 e 2 dos Planos de Estudos Tutorados (PETs) concluídos de todos os estudantes”, conta.

Já a boa notícia recebida pela diretora Zilma Gonçalves Oliveira está relacionada diretamente ao trabalho desenvolvido durante o Regime de Estudo não Presencial. A Escola Estadual São José, localizada no distrito de Aristides Batista, no município Coração de Jesus, no Norte de Minas, foi escolhida como “Escola Referência Estadual” no Prêmio Gestão Escolar (PGE). O PGE é uma iniciativa nacional que busca reconhecer práticas exitosas realizadas pelas escolas neste momento de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Para Zilma, a indicação para o Prêmio dá mais entusiasmo para a continuidade das ações. “Esse resultado dá um ânimo não só para a escola e a comunidade, mas também para os nossos colegas gestores. Mesmo com tantos desafios e dificuldades, o trabalho está sendo valorizado e temos resultados positivos. Estamos conseguindo alcançar os alunos e isso é muito gratificante”, destaca.

Uma das surpresas positivas ressaltadas pela gestora foi a maior aproximação entre a escola e as famílias. “O diretor tem esse papel de ser o líder na comunidade e um dos nossos objetivos é ter a família próxima da escola. Neste ano, mesmo em meio à pandemia, conseguimos isso”, conclui Zilma.

Já na Escola Estadual Antônio Martins do Espirito Santo, no município de Nova Serrana, as constantes ações de busca ativa realizadas pela unidade de ensino evitaram que estudantes deixassem de fazer as atividades ou, até mesmo, abandonassem os estudos. Um dos destaques foi o retorno que a escola teve com os PETs.

Na unidade de ensino que atende apenas alunos do ensino médio, sempre que um aluno deixa de entregar alguma atividade, a escola entra em contato para saber como pode ajudar. “Com esse monitoramento constante estamos conseguindo bons resultados”, conta a diretora Lilian Aparecida Franco da Silva. Ainda segundo a gestora, mesmo com todas as dificuldades, o ano de 2020 trouxe muito aprendizado. “Aprendemos muito sobre a parte tecnológica e temos a clareza que a tecnologia continuará sendo um reforço importante quando tudo isso passar”, afirma.

Prêmio Gestão Escolar

O PGE é promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed); Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Ele conta, também, com parceiros e apoiadores: Bett Brasil, Conselho Britânico, ConsisTI, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, MEC, UNESCO, UNICEF e Univesp.

Ideb MG

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), em setembro deste ano, mostraram que Minas Gerais recuperou a trajetória de boa qualidade nos ensinos fundamental e médio. Foi o maior salto na história do Ideb no estado no ensino médio. O estado avançou de de 3,6 para 4,0 no índice nesta etapa da educação básica. As informações são do ano-base 2019.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *