Ipatinga eleva para 6.500 o número de alunos na escola de tempo integral
Ipatinga – Durante solenidade de formação das equipes diretivas que irão fazer a gestão das 45 escolas municipais de Ipatinga em 2020, o prefeito Nardyello Rocha anunciou que, neste ano letivo, sobe para 6.500 o número de alunos que estudarão na escola de Tempo Integral. Em menos de dois anos, o total não chegava a mil e está sendo então sextuplicado. O trabalho de orientação dos diretores, diretores adjuntos e coordenadores, que está sendo realizado no Centro de Educacional Pedagógica e de Aperfeiçoamento Integral (Cepai), no bairro Forquilha, teve início nesta terça-feira (28) e se encerra quinta-feira (30).
“Sempre tenho repetido que a educação é o carro-chefe desta gestão”, salientou Nardyello, para enumerar em seguida: “Entramos para a Administração municipal com pouco menos de 1.000 alunos e, em apenas dois meses, providenciamos a elevação para 5.500. Durante todo ano de 2019, muitos investimentos foram feitos para que a educação de Ipatinga atingisse os melhores patamares a nível nacional. E, em se tratando de escola de Tempo Integral, não foram medidos esforços para melhorar a qualidade do estudo das crianças. Fizemos a revitalização de parte do ginásio do 7 de Outubro, que possibilitou ao espaço receber 1.200 alunos diariamente para prática de esporte e, também, programações de lazer. Agora, estamos realizando a reforma do outro lado, onde serão reconstruídos galpões, quadras e a pista de atletismo, dentre outras coisas. Isso aumentará ainda mais a capacidade de atender com conforto os nossos alunos”, explanou.
Para o ano de 2020, com a ampliação do número de alunos na escola de Tempo Integral, a Secretaria de Educação passa a assistir os estudantes do 2º ano, do ensino Fundamental I.
Formação
A capacitação dos mais de 180 docentes – que ocorre em dois turnos, matutino e vespertino, para turmas distintas – é prevista no planejamento das ações da SME 2020. Nos três dias de formação, as equipes diretivas participam de palestras que abordam diversos temas e dinâmicas.
A secretária de Educação do município, Eva Sônia Rodrigues Silva, enfatiza: “Oferecer às equipes diretivas novas formações é uma forma de cada vez mais adquirir conhecimento, compartilhar experiências para aprimoramento do nosso trabalho. Esse governo tem entre suas metas prioritárias a valorização dos servidores, e isso vem sendo cumprido. Acreditamos que quem ganha com essas ações, além dos profissionais, são os pais e os alunos, com a significativa evolução da qualidade de ensino nas escolas municipais”, disse.
Volta às aulas
De acordo com dados da Secretaria de Educação, cerca de 21 mil alunos estão matriculados na rede municipal de ensino de Ipatinga para iniciar, a partir do dia 5 de fevereiro, um novo ciclo estudantil, com a chegada das aulas de 2020.
Para os profissionais da educação, o ano letivo começa no dia 3 de fevereiro. No total, mais de 1.500 professores, docentes de Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) participarão de aula inaugural que será realizada no teatro do Centro Cultural Usiminas.
Em 4 de fevereiro, as equipes diretivas estarão reunidas dentro de suas unidades escolares, participando de reuniões administrativas, alinhamento de planejamento para o ano de 2020 e também se preparando para receber os alunos na quarta-feira, 5 de fevereiro.