Educação Ipatinga, no YouTube, amplia conteúdos e oportunidades para alunos, pais e professores
Ipatinga – Uma câmera na mão, muitas ideias na cabeça, centenas de conteúdos para divulgar e uma equipe pronta para transformar tudo isso em vídeos. O resultado dessa soma de fatores, na Secretaria Municipal de Educação, está no ar e acessível a toda a comunidade, com o canal ‘Educação Ipatinga’, veiculado na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube.
A ideia de criar e abrir esse espaço na rede social, somando-se às divulgações oficiais da Administração Municipal, surgiu em novembro passado. “Era o mês do Festival de Música da Olicei, a Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga, que voltava a acontecer na cidade depois de anos. Com todos os 724 lugares do teatro do Centro Cultural Usiminas ocupados por alunos de escolas municipais e particulares no dia das batalhas musicais, e a ansiedade das famílias em participar, a saída foi fazer as transmissões de dança e música pelo YouTube”, lembra Douglas Evangelista, coordenador de Artes Visuais da Secretaria.
De solução pontual para um meio de diálogo permanente. O canal Educação Ipatinga evoluiu e tornou-se uma oportunidade para reunir e apresentar a diversidade de materiais produzidos pelas escolas da rede municipal de ensino. Passou a integrar vídeos da plataforma Estude em Casa, do Programa de Aulas Remotas da Prefeitura; contação de histórias; jogos e brincadeiras; atividades de todas as áreas da Educação em Tempo Integral, como empreendedorismo, música, dança, artes visuais e teatro.
Há ainda produções especiais, como os vídeos da série Bate-Papo, com dicas dos psicólogos da Secretaria sobre como lidar com esse momento da pandemia, e a Série Missões, que traz depoimentos de pais, professores e gestores na missão de educar.
Aceitação
A interação pela plataforma caiu nas graças de estudantes, pais e professores. Desde então, o canal já produziu e publicou mais de 130 vídeos, que acumulam cerca de 3.900 visualizações. Outro detalhe: boa parte deles são inclusivos a deficientes auditivos, por contar com profissionais intérpretes para a tradução em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Hoje, o Educação Ipatinga conta com 1.160 inscritos.
Para acessar, se inscrever, ativar as notificações e curtir todo o conteúdo gratuito disponível, o endereço é youtube.com/educacaoipatinga. “Todos estão convidados para conhecer o nosso canal, fruto da dedicação de uma equipe talentosa que temos e que tem se dedicado muito. Todo o material é produzido por professores e educadores, e é atualizado diariamente. O resultado tem sido surpreendente, mostrando que, em matéria de aprimorar a qualidade do ensino e do aprendizado, sempre podemos fazer mais e ir além”, resume Eva Sônia Rodrigues, secretária municipal de Educação.