UNILESTE: A tendência do home office e dicas sobre como se organizar e manter produtividade
Fabriciano – Com o início do isolamento social, medida preventiva à Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), o número de brasileiros que passaram a trabalhar em casa sobe e a organização do local e rotina de trabalho, assim como a produtividade, requer atenção dos profissionais que se encontram nessa modalidade.
De acordo com a psicóloga e coordenadora da área de Gestão de Pessoas do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), Thaís Mourão, 41% dos colaboradores da Instituição passaram a atuar em home office (trabalho em casa), a fim de evitar a circulação e aglomeração de pessoas, principalmente daqueles colaboradores que utilizam o transporte público, possuem crianças pequenas ou integram o grupo de risco da doença.
Para a coordenadora, “o home office é uma tendência e já era uma prática comum em grandes centros urbanos. Mas vale ressaltar que não é uma modalidade aplicável a todos os segmentos, profissionais e empresas, já que algumas tarefas exigem a presença de colaboradores e/ou a interação presencial”, ressalta. Só no Brasil, segundo do IBGE, entre 2017 e 2018, a expansão da prática aumentou 21,1% e a previsão é que em 2020 esse número possa subir até 30%, de acordo com o pesquisador André Miceli, diretor executivo da Infobase. Para ele, a medida emergencial do home office deve provocar mudanças nas culturas organizacionais, mesmo após o término do isolamento social.
Para manter a gestão das atividades exercidas e o contato constante com os seus colaboradores, empresas de todo o país utilizam aplicativos de gerenciamento de tarefas, webconferências, de mensagens, entre outros para superarem a distância física.
Mas e para os profissionais em home office, como fazer para reorganizar a rotina de trabalho, evitar distrações e obter resultados positivos com essa experiência? Thaís Mourão preparou sete dicas para que os trabalhadores em atividade remota não percam a rotina de escritório e mantenham a produtividade:
- Reserve e prepare um ambiente da casa que esteja livre de interrupções.
- Elimine distrações como a TV e interrupções por outros membros da família. Lembre-se de comunicar aos seus familiares que estará em horário de trabalho e que não poderá ser interrompido.
- Mantenha a rotina normal com os horários de início e término da jornada de trabalho e lembre-se de realizar pausas para as refeições.
- Estabeleça metas diárias e semanais.
- Realize um planejamento com as suas demandas, por ordem de prioridade, do dia ou da semana.
- Elabore checklist e ao final do dia revisite-o.
- Mantenha contato com sua equipe de trabalho por meio de aplicativos de mensagens, videoconferências, dentre outros.
Diante deste cenário de pandemia, no qual as incertezas predominam e mudanças acontecem a todo o momento, mais do que nunca, uma competência profissional que muito tem sido discutida nos últimos anos precisa ser demonstrada: a empatia.
“Cada pessoa reage de uma forma diferente aos acontecimentos e este tem sido um momento de adaptação e ressignificação para todos. Portanto, tanto o desenvolvimento da inteligência emocional quanto a humanização nas relações de trabalho devem ganhar espaço dos dias atuais para que a empatia possa predominar”, finaliza.