sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaques

Timóteo intensifica ações de limpeza e coleta de entulho no combate à dengue

Timóteo – A Prefeitura de Timóteo intensificou os serviços de limpeza nos bairros da regional Leste do município. O objetivo é ampliar a cobertura de capina, roçada, recolhimento de entulho e pintura de meio fio.

Mesmo com as medidas adotadas para evitar a propagação da Covid-19, transmissor do novo coronavírus, equipes da Secretara de Obras, Serviços Urbanos e da concessionária de limpeza pública têm fortalecido o trabalho de limpeza e demais ações em todos os bairros da regional, cumprindo assim parte do cronograma previsto para toda a cidade.

Nesta semana, os serviços de roçada e capina estão concentrados no bairro Alegre. Além da limpeza e recolhimento de entulho, capina e roçada, também foi feita operação tapa-buracos em diversas ruas daquela localidade. O cronograma de serviços previstos para a regional Leste está previsto para ser encerrado até o dia 20 e abril.

Já o recolhimento de entulho nesta semana está sendo feito no Recanto Verde e Limoeiro. O serviço de retirada de entulho naquela regional teve início no dia 23: no Alphaville foram retirados 32 caminhões de rejeitos; no Macuco, 60 caminhões. No Recanto num único dia, foram retirados 8 caminhões.

Alerta

A intensificação desses serviços tem outra preocupação: a dengue. Além dos esforços da Administração Municipal para evitar a disseminação do coronavírus, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue, zika e chikungunya, também é motivo de apreensão. As temperaturas elevadas, alternada com a chuva acendeu o sinal de alerta para a ocorrência de novos casos.

A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção dos moradores a redobrarem as medidas preventivas e ajudar a eliminar criadouros que podem estar em imóveis residenciais, comerciais e lotes vagos. O período de isolamento social motivado pela Covid-19 deve ser usado como um aliado na verificação de possíveis focos no interior das residências.

Em Timóteo, 90% dos focos identificados estão dentro das casas. Os criadouros predominantes, segundo os levantamentos são vasos de plantas, recipientes de degelo, materiais de construções, calhas, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, caixas de inspeção e ralos.

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado em Timóteo no mês de janeiro deste ano, apresentou um percentual muito elevado de focos, da ordem de 7,4%. Esse valor é 0,9% maior do que o índice registrado em janeiro de 2019 (6,5%), daí a necessidade de toda a população redobrar a atenção.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *