sexta-feira, novembro 22, 2024
CidadesDestaques

Religiosos de Timóteo destacam importância de capacitação para a retomada de cultos e missas

Timóteo – O Plano de Transição para o Novo Normal em virtude da pandemia por covid-19, desenvolvidas pela Prefeitura de Timóteo, teve sequência com mais uma capacitação realizada no CEFET-MG. Dessa vez o treinamento foi direcionado para as lideranças religiosas do Município. A iniciativa visa atender ao Programa Minas Consciente do Governo do Estado. Nessa capacitação foram treinadas cerca de 100 pessoas representando as igrejas católica e evangélica.

Por meio de um trabalho conjunto das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Saúde (Vigilância Sanitária); Planejamento (Fiscalização) e Administração (Medicina e Segurança do Trabalho), a capacitação para os líderes religiosos e obreiros seguiu os mesmos moldes do treinamento feito para os proprietários e/ou funcionários de bares, padarias, lanchonetes e restaurantes.

A capacitação foi ministrada por técnicos que abordaram questões como as exigências legais para o funcionamento (espaço e regras de distanciamento); sobre os sintomas da covid-19; condições seguras de saúde aos frequentadores da igreja; limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies conforme protocolo básico padrão estabelecido pelo programa Minas Consciente. O curso assegurou um certificado atestando que a igreja está capacitada para funcionar neste novo cenário.

Ronaldo Camilo, da Assembleia de Deus do Bairro Ana Moura, destacou a importância do trabalho feito para a retomada da rotina diária nos templos religiosos. “Foi de bom grado que recebemos esse convite para participar, pois vai dar mais segurança para recebermos as pessoas na nossa congregação. Hoje tudo mudou e esperamos dar continuidade à vida com mais confiança”, citou.

Padre Nailson Mangabeira, da paróquia São José, lembrou que a Igreja tem uma grande responsabilidade na retomada em segurança para o novo normal. “Com essa capacitação estamos prontos para orientar os fiéis dentro do que preconiza a ciência em defesa da vida”, pontuou o pároco.

Lailde Duarte Fernandes da Silva, representando a Igreja Católica, lembrou que as missas estão voltando a ser realizadas com todos os protocolos sanitários como o distanciamento, utilização de álcool em gel, máscaras e uma equipe de orientação para receber os frequentadores. Segundo explicou as Igrejas Católicas estão bem sinalizadas e com entrada e saída por portas diferentes para evitar aglomeração. Sobre a capacitação, Lailde ressaltou o mérito do Município ao disponibilizar profissionais capacitados e aptos a repassar as informações.

Para José Lopes de Almeida, que é evangélico e reside do bairro Limoeiro, as orientações ouvidas durante a capacitação no CEFET ajudam na organização e preservação da saúde da comunidade evangélica. “Durante a pandemia, por precaução, houve uma redução na frequência de membros e obreiros nos cultos. Voltando a partir de agora à normalidade é válido reforçar as medidas preventivas em relação ao coronavírus”, citou José Lopes.

 

 

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *