Projeto promove melhorias nos processos florestais da CENIBRA
Belo Oriente – Para avaliar a qualidade das atividades e processos florestais é essencial que os dados coletados em campo cheguem o quanto antes aos responsáveis, possibilitando uma rápida ação para mitigar possíveis perdas ou minimizar os efeitos da má qualidade. Atenta a esse cenário e às inovações tecnológicas dos últimos anos, a CENIBRA implantou o projeto de mobilidade para a coleta das informações de qualidade das atividades de campo.
O projeto foi desenvolvido pela área de Qualidade Florestal com o apoio das áreas da Tecnologia da Informação e Geoprocessamento. Os formulários foram criados e revisados sob demanda de cada processo, sendo avaliadas as atividades desenvolvidas no viveiro de mudas, na silvicultura e na colheita, até se chegar à qualidade da madeira.
Após a criação dos formulários, foi instalado um aplicativo nos dispositivos móveis disponíveis para os empregados responsáveis pela realização do controle de qualidade.
“Antes da implantação do projeto, os dados eram coletados em formulários de papel, posteriormente lançados no sistema e somente depois eram gerados relatórios. Esse fluxo demorava cerca de 30 dias, o que poderia gerar prejuízos, pois teriam que ser feitas ações corretivas e preventivas no processo. Após a implantação do projeto, conseguimos o acesso quase imediato aos dados coletados no campo, dependendo apenas da disponibilidade de rede para envio. Tivemos ainda diminuição de demanda administrativa para lançamento dos dados, redução de erros no lançamento, automatização dos cálculos, diminuição de extravio de formulários do campo para o escritório das Regionais, além de georreferenciamento das informações coletadas, entre outras”, contou o analista de pesquisa e desenvolvimento Tiago Guilherme de Araujo.
Ainda segundo o analista, a gestão da qualidade passa a ser diária, possibilitando maiores ganhos e redução de perdas. “Os dados coletados são disponibilizados diretamente na plataforma de gestão Power Bi, o que permite melhor visualização e maior detalhamento dos relatórios”, explicou.
O controle de qualidade é importante para a Empresa identificar se uma atividade, um produto ou toda a produção atende às especificações de qualidade exigidas, permitindo, desta forma, uma comparação com um padrão de qualidade preestabelecido em procedimentos, recomendações técnicas ou no mercado.