Projeto Arquitetônico do novo prédio da Câmara Municipal de Fabriciano é apresentado a vereadores e servidores
FABRICIANO – Nesta terça-feira (24), vereadores atuais e eleitos, servidores públicos e lideranças comunitárias, acompanharam no plenário do Legislativo Fabricianense, a apresentação do Projeto Arquitetônico da nova Câmara Municipal de Coronel Fabriciano. O edifício será implantado na Avenida Sanitária e é composto por dois pisos no subsolo, piso térreo e mais três andares.
A cargo do arquiteto Joel Lima, da Empresa Entre Urbanos, logo na apresentação ficou patente que a nova sede da Câmara de Fabriciano está alicerçada em uma proposta contemporânea, com diretrizes arquitetônicas que busca facilidade e baixo custo de manutenção.
“Observando o terreno foi verificado o decline já existente e assim, os subsolos foram definidos para abrigar as garagens dos servidores. Não tendo necessidade de escavação para tal implantação, trazendo redução de custo na obra e deixando a via pública livre para estacionamento da população”, revelou o arquiteto Joel Lima, complementando que no nível da via pública, estará um hall de Acesso que direciona os usuários aos elevadores, escadas e ao plenário da Câmara.
SERVIÇOS À POPULAÇÃO
Seguindo a apresentação, o arquiteto Joel Lima apontou que nos três andares acima estarão localizados os espaços destinados aos serviços oferecidos à população, além das salas administrativas e dos gabinetes de atendimentos dos 17 vereadores.
“A aplicação de proteção por brises da fachada norte e uso de vidros refletivos na fachada principal, geram uma economia de energia significativa”, garantiu.
ACESSIBILIDADE
Por determinação do presidente da Câmara, vereador Adriano Martins, o arquiteto Joel Lima esclareceu que no projeto a acessibilidade é um item que foi tratado com muito cuidado tendo como ponto principal, o acolhimento de todos. Assim, todos os andares são atendidos por dois elevadores com capacidade para cadeirantes e possuem banheiros adaptados para necessidades especiais. “Todos os espaços novo prédio atendem as normas de circulação pública”, afirmou.
Gestão 2019/2020
Focado na construção da nova sede da Câmara Municipal, o presidente do Legislativo Fabricianense, vereador Adriano Martins (PSL), contou a reportagem do JBN, que durante sua gestão, a obtenção da sede própria da Casa Legislativa sempre foi uma meta a ser alcançada, por não concordar ser a Câmara de Fabriciano a única do Vale do Aço a se manter no aluguel.
“Empenhei-me durante meu mandato como presidente desta casa e busquei melhorias que visam economia ao município e conforto aos usuários e servidores. A Câmara de Coronel Fabriciano é hoje a única Casa Legislativa que não possui sede própria e ficamos a mercê de aluguel. Vale ressaltar também que o terreno foi doado pela Prefeitura de Fabriciano, por meio do prefeito Dr. Marcos Vinicius” concluiu, afirmando que o atual prédio atende a comunidade, mas que a sede própria trará, principalmente economia aos cofres públicos.
SERVIÇO DE TOPOGRAFIA
Em Setembro deste ano, foi realizado o serviço de topografia no terreno. A área é uma cessão da prefeitura localizada no Bairro Santa Helena, com 896 m², próximo ao Centro da cidade, com escritura devidamente lavrada em cartório, em nome da Câmara Municipal. “Fico emocionado só de pensar que me tornei presidente da Câmara e hoje estou dando este primeiro passo para que Fabriciano tenha uma Câmara Municipal com sede própria, depois de anos e anos pagando aluguel. Gratificante”, pontuou Adriano.
Com a nova sede, a Câmara de Fabriciano fará uma economia anual com o aluguel de cerca de R$ 300 mil. Nos quatro anos de mandato, a economia chegaria ao patamar de R$ 1,2 milhão.
VEJA MAIS:
- Câmara de Fabriciano realiza o serviço topográfico no terreno onde será construída a nova sede
- Câmara de Fabriciano agora tem terreno para construção de sede própria
- Câmara de Fabriciano contrata projeto arquitetônico da nova sede