sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesSaúde

Presidente da Câmara de Fabriciano comemora a lei que leva médico, enfermeiro e fisioterapeuta até a casa dos acamados

Adriano é o autor do Projeto que originou a lei que levará atendimento domiciliar aos acamados. “Estou muito feliz”.

Fabriciano – De autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF), Adriano Martins, originária do Projeto de Lei  nº 2.756/2017, sancionado pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius, a lei 4.095/17, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, lançou um novo serviço na área de saúde. A Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar – EMAD vai atuar com o objetivo de levar saúde qualificada a pacientes desospitalizados, liberando leitos para outros necessitados e oferecendo ao paciente toda a atenção que ele necessita no conforto do lar. A Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar é composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem.

A notícia foi comemorada nesta sexta-feira (19) pelo presidente da Câmara, vereador Adriano Martins de Oliveira (PSL), que teceu comentários elogiosos ao prefeito Dr. Marcos Vinicius e a Secretária de Governança da Saúde, Kátia Barbalho. Segundo ele, Dr. Marcos prometeu desburocratizar todas as etapas para colocar em prática o projeto, e aí está o resultado. “Graças a Deus, a prática prometida pelo prefeito chegou em boa hora”, agradeceu o parlamentar.

O Programa de atendimento domiciliar às pessoas acamadas com residência na cidade está credenciado no Ministério da Saúde. Dr. Marcos Vinicius afirmou na oportunidade, que a iniciativa só foi possível porque a Câmara Municipal de Fabriciano  aprovou por unanimidade o Projeto de Lei de autoria do vereador Adriano Martins.

Comemorando a execução da lei ao lado do prefeito, o presidente da Câmara, vereador Adriano Martins,  disse que este novo serviço  representa um ganho social e de saúde para o município, principalmente “a essas pessoas que estão em casa acamadas e que, segundo laudo médico, não possuem condições de serem removidas para o tratamento em outro estabelecimento”, pontuou Adriano, afirmando que a execução da Lei chegou a um ótimo momento, onde as pessoas que sofrem de alguma morbidade possam está sendo atendidas no conforto dos lares.

Atendimento

A expectativa da Secretaria de saúde é o de atender 60 usuários/mês. Os pacientes assistidos são portadores de doenças crônicas agudizadas e, segundo o protocolo do Ministério da Saúde e critérios clínicos, precisam estar estáveis com restrição temporária ou definitiva a leito e com um grau elevado de vulnerabilidade. Para se enquadrar nos critérios do programa, é necessário ainda que haja um cuidador particular ou familiar que possa manter o cuidado ao paciente e reportar à equipe qualquer anormalidade. A família ou o paciente precisam também aprovar a prestação do serviço, que é gratuito via SUS.

Francine D’Aguilar, enfermeira do programa acredita que a iniciativa inovadora no município trará grandes benefícios aos pacientes, uma vez que possibilitará a mesma atenção que a pessoa receberia se estivesse em um hospital ou numa unidade de tratamento intensivo. “Nossa prioridade é desospitalizar. São atendimentos complexos, mas que podem ser feitos no ambiente de casa, como curativos especializados, drenagens de abcessos, cuidados com traqueostomia, sondas e colostomias”, disse.

Segundo Francine, os pacientes e cuidadores receberão ainda orientações do cuidado diário, sobre o uso de aspiradores de vias aéreas, uso de órteses, próteses e medicação venosa.

A EMAD é gerenciada pelo SAD – Serviço de Atenção Domiciliar na modalidade ll do Governo Federal. O acompanhamento é feito por tempo determinado não superior a 60 dias. “O programa vai impactar diretamente na demanda por atendimento no hospital, otimizar o giro dos leitos e diminuir as infecções hospitalares. Vamos melhorar a qualidade de vida dos pacientes com atendimento humanizado e feito por uma equipe qualificada dentro de sua própria casa”, concluiu Francine.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *