PMI conclui trabalho de desobstrução de praça no bairro Jardim Panorama
Ipatinga – A Prefeitura de Ipatinga concluiu na manhã desta sexta-feira (28), em ação conjunta das Secretarias Municipais de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) e Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), a desobstrução da praça situada na esquina da avenida JK com rua Serra dos Cocais, no bairro Jardim Panorama. Há mais de uma década o local era ocupado de forma irregular por barracas. Duas das três construções já haviam sido retiradas no último dia 18. Ambas estavam abandonadas e, segundo os moradores, eram usadas como ponto para consumo de drogas. A última das barracas, única ainda em atividade, foi notificada a apresentar documentação para evitar a remoção, mas descumpriu o prazo estabelecido.
Morador do bairro há mais de 15 anos, o comerciante Manoel Pereira avaliou positivamente a ação da Administração. “A população de bem do bairro não vinha na praça, principalmente à noite, por conta da situação. Várias pessoas ocupavam essas barracas abandonadas para usar drogas e acabavam assustando quem passava por aqui. Tenho certeza de que toda a população do bairro aprova essa medida da prefeitura”, atestou.
Sidney Marques conta que se mudou para o bairro em 2004 e esperava uma ação de revitalização da praça. “Estamos vendo a praça sendo recuperada. Acho que todos os moradores aprovam. Melhora a nossa visão e mostra a beleza da praça. Isso demonstra que a prefeitura está atenta às demandas aqui do bairro”, disse.
Revitalização
As barracas eram construídas sobre a calçada, o que acabava dificultando a passagem de pedestres, principalmente aqueles com dificuldades de locomoção. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) está viabilizando através de processos internos a revitalização do local, que passa pela reconstrução da calçada e, posteriormente, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) irá realizar a recomposição paisagística do espaço.
Veneza
Também nesta sexta-feira (28), a Prefeitura de Ipatinga promoveu a retirada de outra barraca abandonada, na avenida Macapá, no bairro Veneza. Antiga banca de jornal, o local estava inutilizado e não foi apresentada a documentação necessária para evitar a remoção. A retirada era um pedido de moradores e comerciantes que reclamavam do uso inadequado do espaço público.