O perigo nos parques infantis. A prefeitura promete resolver a situação no início de 2021
Timóteo – Nem tudo o que parece é. A pedido de leitores, o JBN fez uma pequena vistoria nos equipamentos públicos que estão a disposição da população na Praça 29 de Abril, Centro Sul da cidade de Timóteo. Lá, constatamos que muitos equipamentos sem manutenção estão anunciando acidentes e outros já fizeram muitas vítimas, como é o caso dos Balanços e do Escorrega. Do Vai e Vem os vândalos só deixaram a armação fixa no solo.
Além de possuir uma inclinação inadequada, o escorrega, o preferido das crianças, está com uma massa plástica bem no centro da calha provocando cortes e aranhões nas pernas das crianças conforme denunciado por alguns pais. Além do mais, como a velocidade de descida não é reduzida na parte final da trajetória, acidentes passam a ser constantes, uma vez que as crianças caem de ‘bumbum’ no chão e batem a nuca na ponta do equipamento.
Os balanços
Nos balanços, a criança pode cair tanto para frente, quanto para trás. Não há segurança alguma. A falta de manutenção é visível também, porque o encosto das cadeirinhas e a proteção frontal não existem mais. O playground por sua vez, apresenta muitas irregularidades, principalmente a falta de uma grade de proteção quando a criança solta a mão para fazer o agachamento na cabeceira do escorrega. O risco de uma possível queda é constante.
Academia
Já os equipamentos da academia ao ar livre que circundam o parquinho, são outras armadilhas. Sem manutenção, os aparelhos de ginástica depredados por vândalos, para crianças ou até para adultos desavisados, são um perigo. O melhor, é que a prefeitura faça a retirada dos pedaços que lá estão, já que em alguns casos a recuperação se torna impossível.
NOTA DA PREFEITURA
Em resposta à demanda apresentada por este veículo de imprensa, a Subsecretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Timóteo informa que realizou licitação para a aquisição de conjuntos de equipamentos para Academias ao Ar Livre e parquinhos infantis situados em praças públicas. A aquisição foi feita com o objetivo de revitalizar esses espaços de lazer .
Os equipamentos da Praça 29 de Abril já foram vistoriados por servidores da subsecretaria que fará a remoção para a troca dos aparelhos. Também estão programadas substituições pontuais ou instalação de novos conjuntos nas Praças 1º de Maio, do Olaria, Alphaville, Nova Esperança e Santa Cecília. A previsão é de que essas substituições e instalações sejam feitas durante o primeiro semestre de 2021.
Os moradores que identificarem problemas nesses aparelhos de ginástica ou de parques infantis podem fazer contato pelos telefones 3847-4778 ou 3847-4773 (Secretaria de Obras) para a reforma ou remoção dos equipamentos danificados.