sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesPolítica

O Adeus de Moacir de Castro e Zizinho. Sessão da Câmara de Timóteo foi marcada por despedidas

Da tribuna da Câmara, o vereador Moacir de Castro, se despediu definitivamente da vida pública (Fotos PCReis/JBN)

Timóteo – Durante a realização da Sessão Plenária desta quinta-feira (17/12/2020), os vereadores Moacir de Castro e Leanir José de Souza, o Zizinho, ocuparam a tribuna da Câmara Municipal de Timóteo para fazerem seus agradecimentos, despedidas e o balanço das atividades de seus mandatos no decorrer das Legislaturas. O vereador Moacir de Castro com nove mandatos consecutivos não participou da última eleição. O vereador Zizinho não conseguiu a reeleição.

Moacir de Castro
Vereador Moacir de Castro – eleito pela primeira vez em 1976

Moacir de Castro utilizou a sua vez na tribuna para agradecer aos colegas pelo tempo compartilhado no parlamento e aos seus assessores que contribuíram com o seu mandato. O tom do pronunciamento de Moacir de Castro foi dado a partir de um relato em três laudas, cravando de maneira memorável  a sua história de 37 anos na vida pública. “Tenho muito orgulho deste legado, do debate e com as pautas que foram valorosas para  o crescimento da cidade. Agradeço ao povo de Timóteo que nos honrou com nove mandatos”, disse.

Muito emocionado, Moacir agradeceu a sua família, a partir do incentivo do seu pai e de seus alunos para ingressar na política em 1976. “Tenho a certeza que mudamos muito a realidade da cidade e principalmente da sede do município que da qual sempre fui um defensor ferrenho”, pontuou. O vereador ainda ressaltou sua representatividade nos setores produtivos da cidade, associações comunitárias  e sindicatos.

Moacir de Castro foi professor e vice-diretor da Escola Estadual São Sebastião; Conselheiro Deliberativo do Choupana e Sócio Fundador do Lions Clube de Timóteo. No curriculum do Político mais influente da história da Câmara de Timóteo consta a implantação das agências da Caixa Econômica Federal, Correios e Banco do Brasil na sede da cidade.

HISTÓRIA

A história política do “amado e contestado” Moacir de Castro é de causar inveja em muitos aventureiros na política. O vereador/advogado que ao longo do tempo se mostrou como uma espécie de ‘padrinho’ da classe mais pobre, também se posicionava como politico forte e de voz aguda dentro e fora do município.

Presidente da Câmara por dois mandatos, Moacir acumulou em seu curriculum feitos importantes na vida de um município que sempre fez a sua economia girar entorno da Companhia Acesita/Aperam.

Não se pode falar de manutenção do nome de Timóteo, sem lembrar que Moacir de Castro foi o presidente da comissão que discutiu o assunto a nível estadual e que manteve o nome da cidade a custa até de detenção temporária.

Não se pode falar de implantação da Comarca de Timóteo, sem lembrar que Moacir de Castro também estava presidente da comissão que discutiu o assunto a nível estadual e federal. Também não pode cair no esquecimento que a implantação das agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal na sede do município, foi um grande trabalho político liderado por  Moacir de Castro.

Estruturalmente a cidade ganhou muito com a influência do vereador Moacir de Castro. Dos arquivos do vereador saiu à lembrança de que o bairro Bela Vista, na sede do município, onde inúmeras famílias corriam risco de soterramentos, o Projeto Habitar Brasil chegou pelas mãos do ex-prefeito Anchieta Poggiali e o vice-prefeito Moacir de Castro, para  construção de vias seguras, contenção de encostas, muros de arrimo, construção de casas – tirando famílias da área de risco, construção de quadra poliesportiva, creche e legalização fundiária.

Zizinho
Vereador Zizinho

O vereador em tom de despedida, com a simplicidade que sempre o norteou, agradeceu os servidores da Casa, direção e, em especial, a todos os vereadores que ao longo dos 12  anos de mandato sempre o trataram com muito respeito. “Já estou com saudade desta Casa, onde foi palco de alegrias, melhorias e conquistas. Agradeço muito o meu povo de Cachoeira do Vale, que me acolhe com muito carinho. Quero também agradecer ao prefeito Douglas e o vice Vespa, por tudo que está fazendo pela comunidade de Cachoeira do Vale. Digo a todos vocês que estou deixando essa casa pela porta da frente, e podem contar comigo para o que der e vier”, disse.

O parlamentar ainda destacou as melhorias que conseguiu para o Distrito e agradeceu as pessoas que acreditaram em seu trabalho, ressaltando que não abandonará sua comunidade. “Saio desta Casa feliz e contente, sabendo que fiz minha tarefa como vereador do Município de Timóteo”, finalizou.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *