Novos procedimentos para conter avanço do coronavírus são adotados em Ipatinga
Ipatinga – Como medida de prevenção contra a proliferação do novo Coronavírus e diante dos números dos últimos boletins epidemiológicos, com registros diários de mais de 20 casos no município, a Prefeitura de Ipatinga, via Secretaria de Saúde, deu início nesta terça-feira (2) à medição de temperatura dos funcionários que trabalham no prédio do Executivo, além de outras pessoas com necessidade de acesso ao local. A princípio, o trabalho se estenderá pelos próximos 15 dias, quando haverá uma avaliação. Caso o resultado apresentado seja satisfatório, o processo será levado a outros espaços públicos.
Foram disponibilizados três funcionários para executar a tarefa, um na parte da manhã e dois à tarde. A abordagem acontece no hall de entrada do edifício, durante o horário convencional de expediente, de 7h às 17h. A pessoa que apresentar mais de 37,8 graus será aconselhada a procurar ajuda médica. No primeiro dia de aferição, ninguém apresentou sintomas de febre.
Barreiras sanitárias
A partir desta quinta-feira (4), também como medida de combate à Covid-19, serão adotadas barreiras sanitárias em quatro pontos de entrada e saída da cidade. Os locais escolhidos são o bairro Caravelas e as divisas entre os bairros Bethânia e Industrial, Veneza e Cidade Nova e Amaro Lanari e Bom Retiro.
O prefeito Nardyello Rocha destacou a importância das ações adotadas pelo município para frear a escalada do vírus na cidade. “Os números em Ipatinga têm crescido a cada dia, e com isso temos que tomar atitudes rápidas para tentar freá-los. Nas circunstâncias atuais, as barreiras sanitárias também são um passo importante na batalha contra a Covid-19. Hoje iniciamos o processo de aferição de temperatura no prédio do Executivo e na quinta-feira daremos início a esta iniciativa em quatro pontos da cidade”, adiantou.
A referência técnica em Enfermagem do Departamento de Atenção Básica (DAB), Fabiana Figueiredo, detalhou o processo de medição da temperatura e explicou que a continuidade dependerá do gráfico epidemiológico. “Inicialmente, o processo está previsto para as duas próximas semanas. Em seguida, será feita uma verificação para avaliarmos a continuidade em cima do quadro momentâneo da pandemia em nosso município”, concluiu.