MORADORES DE RESPLENDOR CONHECEM NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Redação – Desde setembro, a Fundação Renova vem promovendo visitas ao novo sistema de captação de água do município de Resplendor. As obras dos poços terminaram, e a população pode ver de perto o que foi feito. Em fevereiro aconteceu mais uma visita, reunindo vereadores, comerciantes e outros representantes da comunidade.
Na oportunidade, foi possível saber mais sobre o sistema de abastecimento de água do município e sobre a nova forma de captação alternativa. “As visitas são realizadas pela equipe de Diálogo, com o apoio das áreas de infraestrutura e do programa Melhorias no Abastecimento de Água. O objetivo é disseminar informações sobre as obras, além de esclarecer dúvidas sobre os poços, que estão prontos para começarem a operar”, explica Rafaela Coelho Sexto Alexandre, analista de Diálogo Social da Fundação Renova.
Um dos moradores que participaram dessa atividade foi o produtor audiovisual Gessimar Medeiros. “O que foi apresentado é uma estrutura especial, que nunca tivemos na cidade. A captação é muito grande, toda tecnológica, e o local onde será feito o tratamento é sensacional. Eu acredito que essas informações têm que ser passadas para a população, porque, eu cheguei lá um pouco chateado, mas saí tranquilo. Vi que nem tudo depende da Renova, mas sim de outros órgãos competentes. Fiquei muito satisfeito”, conta.
O que foi feito
As obras da captação alternativa de Resplendor foram finalizadas neste ano, levando ao município uma nova fonte de água. São dois poços, localizados a mais de 120 metros de profundidade, que foram revitalizados e interligados.
Eles captam água de reservas formadas pela água da chuva, que se infiltra entre as rochas que compõem o subsolo. Essa forma alternativa de captação será importante, principalmente, em épocas de seca ou diante de imprevistos na captação principal.
Em breve, será iniciada a operação assistida, período de 90 dias em que a Fundação Renova irá operar o sistema de captação e tratamento em conjunto com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Nesse período, será possível verificar se tudo está funcionando corretamente e alinhar processos nessa gestão.
A Fundação Renova construiu, ainda, uma estação elevatória e uma adutora, levando a água até a estação de tratamento de água (ETA) do município – que também recebeu melhorias e novos equipamentos. As obras vão permitir o tratamento individualizado da água dos poços, paralelo ao tratamento principal, garantindo que as águas sejam tratadas de acordo com suas características específicas.
Próximas visitas
A previsão é que outras visitas à nova estrutura de captação alternativa aconteçam nos próximos meses. Para participar, os moradores podem se inscrever no Centro de Informação e Atendimento (CIA) de Resplendor, localizado na Rua Morais de Carvalho, número 831, sala 4, Centro. As datas e horários serão definidas e informadas com antecedência aos interessados.
Saiba mais sobre as obras: