sexta-feira, novembro 22, 2024
DestaquesMeio Ambiente

Fundação Renova prorroga medidas de segurança contra o coronavírus

Com o objetivo de preservar a saúde de atingidos, colaboradores e comunidades, obras permanecem paralisadas temporariamente

Redação – A Fundação Renova informa que, seguindo os alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde e diante do aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus no Brasil, decidiu prorrogar as ações de prevenção e segurança para até 12 de abril.

O principal objetivo é preservar a saúde de atingidos, funcionários e parceiros e evitar a disseminação do vírus nos territórios, além de ajudar a reduzir a sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fundação Renova entende que, diante do agravamento do cenário, tais medidas são necessárias ainda que tragam reflexos no andamento das ações planejadas. A decisão foi adotada sobretudo para proteger a parcela da população idosa das comunidades (que é mais vulnerável ao vírus Covid-19), que têm participação nas atividades.

Veja abaixo os detalhes da continuidade das medidas por área:

Obras: a maioria das atividades relacionadas a obras continua paralisada, incluindo os trabalhos nos reassentamentos.

Os escritórios, canteiros de obras recebem orientações sobre cuidados com a higiene e outras ações que ajudam a conter a propagação do vírus. Durante esse período, os contratos com terceiros e os empregos serão mantidos.

Equipes de atendimento de emergência permanecem ativas. Em Bento Rodrigues, um efetivo de 50 profissionais estará à disposição. Em Paracatu de Baixo, 41 colaboradores atuarão nos atendimentos. Para o atendimento dos reassentamentos familiares e moradias, estarão à disposição 15 profissionais.

Por tratar-se de uma demanda de saúde, a Fundação retomou, no dia 1º de abril, a reforma e ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsij) de Mariana (MG). A decisão faz parte de um acordo firmado com a prefeitura para reforçar o sistema público de saúde, em caráter de urgência, nas ações relacionadas ao Covid-19. A forma de uso do espaço como ponto de atendimento para população ficará a critério do município.

Programa de Indenização Mediada (PIM): Os escritórios mantiveram a suspensão das atividades.

Abastecimento de água (pipa e galões): Continuam ativos o bombeamento de água em Linhares (ES) e a manutenção do aterro sanitário em Mariana (MG).

Escritórios administrativos: período de home office para colaboradores (diretos e terceiros), vigente desde o dia 16 de março, se estende para até o dia 12 de abril.

Uso Sustentável da Terra (UST): As atividades de campo continuam paralisadas. A medida abrange as capacitações e atividades coletivas. As atividades de produção de mudas para a restauração florestal não terão descontinuidade, adotando medidas de prevenção.

Na região do Alto Rio Doce, as atividades de fornecimento de alimentação animal e os atendimentos aos animais nas fazendas Castro e Água Branca continuam, com ações para mitigar os riscos de contaminação ou proliferação do vírus.

Centros de Informação e Atendimento (CIAs): permanecem fechados. O atendimento via 0800 031 2303 permanece ativo, com a equipe adotando protocolos de prevenção e adaptação de sua rotina de trabalho.

Diálogo e Relacionamento Institucional: as reuniões coletivas continuam suspensas. As equipes estão mantendo as interações com seus públicos de maneira remota.

Ensecadeira do rio Pequeno (Linhares – ES)

Continua mantida uma equipe para atendimento emergencial nas ensecadeira do rio Pequeno, em Linhares. Ela atuará apenas se for acionada, caso o nível do rio aumente.

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *