quarta-feira, abril 23, 2025
DestaquesSaúde

Estado vai distribuir nova leva de doses de vacinas contra meningite C

Redação – A partir de novo contrato firmado entre a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o Ministério da Saúde (MS), 1,5 milhão de doses da vacina Meningocócica C chegaram a Belo Horizonte nesta quinta-feira (27/8), via aérea.

O material será disponibilizado pela Funed, único laboratório farmacêutico oficial do país responsável pelas doses da Meningocócica C, para o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do MS.

O contrato prevê que 20 milhões de doses sejam destinadas ao PNI ao longo deste e do próximo ano. Até agosto, quase 6 milhões de doses da vacina foram entregues pela Fundação. O presidente da entidade, Maurício Abreu Santos, avalia que “a renovação com o Ministério da Saúde veio em um momento crucial, uma vez que a pandemia do novo coronavírus reforça a importância dos cuidados com a saúde”.

Produção

A Funed possui uma parceria com o Laboratório GSK  para a transferência de tecnologia do processo produtivo do medicamento. O diretor industrial da Funed, Bruno Pereira, ressalta os esforços de vários entes para fazer com que a vacina chegue à população. “Mesmo com as restrições impostas no transporte internacional por causa da covid-19, era necessário manter o fornecimento da vacina. Renovamos recentemente o contrato com o Ministério da Saúde e não mediremos esforços para fazer com que a vacina contra a meningite C chegue ao seu destino final”, afirmou o diretor.

Há dez anos, a vacina meningocócica C foi introduzida no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Para a sua produção, a Funed possui uma Aliança Estratégica com a GSK para transferência de tecnologia. Ao longo dos dez anos de parceria, foram mais de 100 milhões de doses da vacina distribuídas no território nacional. Neste momento de restrição de transporte internacional por conta da pandemia do novo coronavírus, o recebimento de mais 1,5 milhão de doses permite manter o fornecimento da vacina ao Ministério da Saúde, de forma que a população possa manter o calendário de cobertura vacinal em dia.

“As vacinas, uma das principais formas de prevenção de doenças, proporcionam melhor qualidade de vida à população. Os resultados da inclusão da vacina meningocócica C no Calendário Nacional de Vacinação comprovam os reflexos positivos da adoção da política de saúde com foco na prevenção. Entre 2010 e 2019, o número de casos da doença foi reduzido em 81%”, finaliza o diretor da fundação.

Compartilhe em suas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *