Em Timóteo, Carnaval popular movimentará praças e avenidas
Timóteo – Os quatro dias da Festa do Momo em fevereiro será de pura alegria em Timóteo. Por meio de uma iniciativa de grupos carnavalescos independentes, o carnaval de Timóteo vai tomar as ruas, praças e avenidas numa comemoração para todos os gostos e idades.
Sob o slogan “Vem que tem – Carnaval Popular Timóteo 2020” a festa será aberta oficialmente no sábado, dia 22 de fevereiro, a partir das 16h. Voltado para o público kids, o carnaval marca a estreia da Casa Cult no carnaval timotense. Tradicionalmente o grupo promove desfile voltado para crianças e adolescentes pelas ruas do bairro Cariru, em Ipatinga, lembrando os antigos carnavais com confete, serpentina e muito samba no pé.
Em Timóteo, a concentração do bloco acontece na Praça Gustavo Ferreira da Cruz (Praça do Olaria), com brincadeiras, muita animação e um berço elétrico – uma versão do trio elétrico. A partir das 4 da tarde o bloco sai em desfile pela avenida Acesita até a Praça Padre Eustáquio, no Quitandinha, e retorna ao bairro Olaria.
No domingo, a festa tem continuidade às 21h30 na Praça 29 de Abril, Centro Norte, com concentração e desfile da Escola de Samba Império da Sede que, neste ano, tem como tema “Império é 10 – Revivendo os Grandes Carnavais” que presta uma homenagem a escolas e os carnavais que marcaram época em Timóteo.
Dia 24 de fevereiro (segunda-feira) é a vez do Bloco Vem pra K comandar a folia com o tema “Na Vila Quitanda Que Tem”, a partir das 14h, na Praça do Quitandinha. O bloco também sai em desfile pela Avenida Antônio Carlos.
Na terça-feira gorda (25 de fevereiro), a Império da Sede repete a dose a partir das 21h30 na Praça 29 de Abril.
A iniciativa dos grupos carnavalescos conta com o apoio da Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Para o secretário de Educação, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, o carnaval de rua na cidade é uma das principais manifestações culturais da cidade.
“Timóteo já foi uma das principais referências dessa importante festa popular. Atualmente a realidade econômica e social do Município é outra, o que dificulta o custeio de uma grande festa popular como era feito antigamente. Mas isso não nos impede de apoiar iniciativas como a que está sendo proposta pelos grupos Império da Sede, Casa Cult e o bloco Vem Pra K. Gostaria de parabenizá-los pela determinação de manter viva essa festa popular em nossa cidade e aproveitar para convidar a população a participar das brincadeiras, mas como responsabilidade e respeito”, destacou Professor Vespa.